Devolução de Importância – Multa de Trânsito

 

 O que é?

 

É uma solicitação de devolução de importância e ocorre quando o proprietário do veículo efetua o pagamento da multa de trânsito e ganha o recurso interposto ou efetua o pagamento em duplicidade.

 

Forma de atendimento:

 

Via Correios ou pessoalmente no endereço do Fácil da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana:

Endereço: Alameda dos Lírios, 303 - Pq. Cecap - Guarulhos - SP CEP 07190-012 (dentro do Terminal Rodoviário)

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 15h.

 

- Presencialmente:

Em data e horário agendados por meio do site https://facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br/, ou através do telefone (11) 2475-8650, em qualquer unidade da Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, por meio de instauração de Processo Administrativo, instruído com os documentos necessários.

 

- Por meio eletrônico:

Com o envio dos documentos necessários através do sistema “Fácil Digital”. O acesso é simples, e poderá ser realizado conforme as instruções a seguir:

1)      Acesse o Link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br;

2)      Na página de serviços on-line, desça a barra de rolagem e clique no ícone “FÁCIL DIGITAL”;

3)      Caso não possua cadastro, clique no botão “CADASTRE-SE”;

4)      Preencha os campos “NOME”, “CPF/CNPJ”, “E-MAIL”, “TELEFONE”, “USUÁRIO” (somente letras minúsculas e sem caractere especial), “SENHA” e “CONFIRME A SENHA”. Note que a senha a ser cadastrada deve conter oito caracteres, sendo composta por letras e números;

5)      Após efetuar o cadastro, o sistema retorna para a tela de acesso, onde o interessado deverá informar o “USUÁRIO” e a “SENHA” cadastrados;

6)       Ao acessar o sistema, clique no botão “Nova Solicitação” para realizar o seu pedido;

7)      Na tela seguinte, preencha os campos “ASSUNTO DA SOLICITAÇÃO”, “DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO”, “INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA / MOBILIÁRIA / NÚMERO DE CADASTRO” (se houver);

8)      Faça o upload dos arquivos que necessita encaminhar para análise, clicando no botão “ANEXAR DOCUMENTO”;

9)      Selecione a opção "Declaro estar ciente dos prazos a serem cumpridos de acordo com as legislações vigentes", e na sequência, confirme o e-mail cadastrado em sistema no campo “FAVOR CONFIRMAR E-MAIL”;

10)   Conclua a sua solicitação, clicando no botão “CONCLUIR”.

IMPORTANTE: O acompanhamento de sua solicitação deverá ser realizado através do próprio sistema “FÁCIL DIGITAL”, clicando no ícone da lupa, localizado à esquerda no número da solicitação.

 

Prazo de execução:

 

30 (trinta) dias contados a partir do momento que toda a documentação necessária esteja completa.

 

Legislação:

 

Lei Federal 9503/1997 artigo 286 parágrafo 2° - Código de Trânsito Brasileiro

Decreto Municipal 25345/2008

 

Documentos necessários:

 

Requerimento Padrão preenchido e assinado, contendo os dados bancários (Banco, Agência e Conta Corrente) do proprietário do veículo. O referido requerimento está disponível no link abaixo:

http://servicos.guarulhos.sp.gov.br/01_servicos/central_atend/form_protocolo/jan_abre_proc.htm

Cópia do documento de identificação do requerente (RG ou CNH);

Cópia do Certificado de Licenciamento de Registro de Veículos (CRLV);

Procuração (se for representante);

Cópia do resultado do recurso ou cópia da multa;

Contrato Social e CNPJ (cópia) quando se tratar de pessoa jurídica;

Comprovante(s) de pagamento (cópia), se for o caso.

 

Taxas cobradas:

 

Isento