ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - HOSPITAIS MUNICIPAIS

O QUE SÃO?

Hospitais Municipais que ofertam atendimento médico e de equipe multiprofissional de urgência e emergência para adultos e crianças, como também realizam exames de apoio diagnóstico de radiologia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, eletrocardiograma, exames laboratoriais de urgência.

Todos têm capacidade instalada para realizar cirurgias de urgência e procedimentos de emergência, internação, tratamento em UTI, bem como todos os demais recursos necessários à manutenção da vida e recuperação do paciente, conforme conduta médica adotada e de acordo com a capacidade instalada em cada unidade hospitalar. Quando não possuem algum recurso específico, os casos são inseridos via sistema da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS) para serem regulados a outras unidades de saúde que são referências.

Ofertam também consultas ambulatoriais de especialidades, adulto e pediátrico, que podem desdobrar em cirurgias eletivas no próprio hospital, como também ofertam exames de apoio diagnóstico e terapêutico com acesso via encaminhamento e agendamento nas Unidades Básicas de Saúde e Especialidades através de sistema regulado do Município, considerando a prioridade e urgência do usuário.

QUANDO É NECESSÁRIO?

Deve-se buscar preferencialmente um Pronto Atendimento (PAs ou UPAs) quando o paciente apresenta quadros agudos ou agudizados de urgência e emergência, de menor complexidade.

Ressalta-se que PAs e UPAs têm capacidade para atendimento de casos que colocam o paciente em risco de vida, suspeita de fratura, cólicas renais, falta de ar, crises convulsivas, etc.

Quando o caso requer atenção especializada ou de maior complexidade, o paciente é transferido da UPA ou PA para os hospitais municipais, ou estaduais, de acordo com o direcionamento da CROSS.

Caso o paciente esteja em quadro agudo ou agudizado, e não haja possibilidade de se dirigir prioritariamente ao PA ou UPA, pode procurar um dos Hospitais Municipais.

FORMA DE ATENDIMENTO:

Urgência e Emergência:

Presencial, por demanda espontânea ou encaminhado por serviços de remoção (SAMU, Bombeiros, etc.), 24 horas por dia, nos seguintes locais:

Principais serviços de urgência e emergência prestados por unidade de saúde:

TIPOS DE SERVIÇOS

HMU

HMPB

HMCA

CLÍNICA MÉDICA (ADULTO)

ORTOPEDIA (ADULTO E PEDIÁTRICO)

CIRURGIA GERAL (ADULTO)

GINECOLOGIA E OBSTETRICIA

PEDIATRIA

CIRURGIA PEDIÁTRICA

PSIQUIATRIA (ADULTO)

PSIQUIATRIA (PEDIÁTRICO)

BUCOMAXILO (ADULTO)

BUCOMAXILO (PEDIÁTRICO)

EXAMES LABORATORIAIS

RAIO X

ULTRASSONOGRAFIA

TOMOGRAFIA

ENDOSCOPIA/ COLONOSCOPIA/ BRONCOSCOPIA (ADULTO)

ENDOSCOPIA/ COLONOSCOPIA/ BRONCOSCOPIA (INFANTIL)

ELETROCARDIOGRAFIA

LEITOS DE EMERGÊNCIA E OBSERVAÇÃO (ADULTO)

LEITOS DE EMERGÊNCIA E OBSERVAÇÃO (PEDIÁTRICO)

CENTRO CIRÚRGICO

CENTRO OBSTÉTRICO

UTI ADULTO

UTI NEONATAL

UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS NEONATAL (UCIN)

UTI PEDIÁTRICA

ENFERMARIA CLÍNICA MÉDICA (ADULTO)

ENFERMARIA CIRURGICA (ADULTO)

MATERNIDADE

ENFERMARIA PEDIÁTRICA (CLÍNICO E CIRÚRGICO)

ENFERMARIA PSIQUIATRIA (ADULTO)

ENFERMARIA PSIQUIATRIA (PEDIÁTRICO)

Ambulatorial:

Agendamento interno a pacientes que recebem alta hospitalar, mas precisam manter acompanhamento com determinada especialidade no hospital (exemplo, pós-operatório) e para demais casos via sistema de regulação do município através de solicitações inseridas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Especialidades.

ENDEREÇO DOS HOSPITAIS MUNICIPAIS:

Hospital Municipal de Urgências – HMU – Adultos

Av. Tiradentes, 3392 - Jardim Bom Clima, Guarulhos - SP, 07196-000

Telefone: (11) 2475-7422

Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso – HMPB – Adultos e Crianças

Endereço: R. São José do Paraíso, 100 - Jardim Imperial, Guarulhos - SP, 07243-550

Telefone: (11) 2489-6610

Hospital Municipal da Criança e do Adolescente – HMCA – Crianças e Adolescentes até 17 anos, 11 meses e 29 dias.

Endereço: R. José Maurício, 191 - Centro, Guarulhos - SP, 07011-060

Telefone: (11) 2475-9688

PRAZO PARA EXECUÇÃO/ PRIORIDADE DE ATENDIMENTO/ PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO:

Conforme avaliação e classificação de risco pelo Protocolo Municipal de Classificação de Risco:

LEGISLAÇÃO:

Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Documento com foto.

Cartão SUS do paciente.

TAXAS COBRADAS:

Não há.

PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO:

Não há.

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

Através da Ouvidoria SUS:

1) presencialmente: na rua Íris, 300, Gopoúva, Guarulhos/SP

2) pelo telefone: 0800 772 2986

3) pela internet através de http://ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/Portal.do

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO SOLICITADO E DE EVENTUAL MANIFESTAÇÃO:

O paciente ou responsável legal conforme previsto em lei pode solicitar informações referentes ao seu atendimento ao profissional de saúde que estiver realizando seu atendimento, como também procurar o serviço social da unidade de saúde. Destaca-se que são respeitadas as informações dos pacientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, quanto ao fornecimento de informações, imagens, filmagem, etc.

O prontuário é do paciente e se o mesmo for incapaz, é do responsável legal. Portanto este tem o direito de solicitar vista ao prontuário, como também cópia do mesmo, sendo necessário respeitar o protocolo de cada unidade quanto ao prazo para entrega.