![](/sites/default/files/default_images/carta-servicos-pag.jpg)
O que é?
O projeto Atendiversidade (Atende Diversidade), realiza o pronto atendimento que inclui acolher, encaminhar, respaldar e acompanhar as pessoas LGBTQIAP+ bem como seus responsáveis que precisam de atendimentos tais como educação, saúde, empregabilidade, exercício de direitos civis e jurídicos, encaminhamentos de variadas espécies, inclusive profissionais, etc.
Quem pode utilizar este serviço?
Pessoas da comunidade LGTBQIAP+ do município de Guarulhos ou Alto Tietê, seus familiares ou responsáveis que necessitem dos serviços.
Etapas para a realização deste serviço:
Etapa 1 – Comparecimento espontâneo das 8 às 17 horas, de segundas às sextas feiras, ou Solicitação de Agendamento de Atendimento, pelos canais oficiais:
O atendimento pode ser solicitado pelos nossos canais oficiais:
WhatsApp: (11) 94182-4619
Telefone Fixo: (11) 2414-4267
E-mail: politicasdadiversidade@guarulhos.sp.gov.br
Presencial: Avenida Maués, 170 - Jardim Bom Clima - CEP 07196-130
Um horário é agendado previamente ou a pessoa comparece espontaneamente até a SPD no espaço físico para que o atendimento seja realizado por um servidor da Pasta. De acordo com as necessidades do atendido, o acolhimento, os encaminhamentos, direcionamentos corretos são feitos.
Etapa 2 – Documentos Necessários para o atendimento (Documentação comum para todos)
Durante a realização do acolhimento, o atendido deverá apresentar os seguintes documentos para a criação de seu prontuário junto à SPD:
-RG;
-CPF;
-Certidão de Nascimento;
-Comprovante de Residência;
-Título de Eleitor;
-Reservista (caso tenha);
-RNE (Caso tenha);
-Carteira de Trabalho (Caso tenha).
Etapa 3 – Realização do Atendimento
Após comparecimento espontâneo e/ou agendamento prévio, o solicitante deve comparecer munido de seus documentos ao endereço físico da SPD no horário indicado para que o atendimento seja realizado, o seu prontuário criado e efetuadas as providências cabíveis para serem atendidas as necessidades do então assistido.
Etapa 4 – Acompanhamento do atendido
Após todos os trâmites de atendimento, orientações e encaminhamentos, a pessoa atendida se torna um assistido da pasta, portanto passa a ser acompanhado em todos os processos envolvidos na solicitação inicial. Esse acompanhamento é feito através de contato direto com a pessoa, não temos ligação direta com outras instituições que nos atualizem frequentemente sobre o prontuário dos nossos assistidos, a cada local que foi encaminhado. Temos por prioridade cuidar, administrar, motivar e zelar pelos passos e crescimento da pessoa que passa por nossa Pasta e se torna assistido. A cada etapa vencida por essa pessoa, a realização também é da SDHSPD.
Etapas do processo da Atendiversidade:
Acolhimento;
Anamnese;
Orientação;
Escuta;
Ofertas;
Motivação;
Parceria;
Encaminhamentos;
Direcionamentos.
Assuntos frequentes da Atendiversidade:
Assistência à volta a escola;
Inscrições para ENCEJA e EJA;
Apoio para o estudo;
Ofertas de Cursos de formação/extracurriculares;
Ofertas de vagas e processo seletivo para empregabilidade;
Encaminhamentos para defensoria pública;
Encaminhamentos para Ame Pró Trans;
Encaminhamentos para UBSs, CAPS;
Encaminhamentos para os Cartórios de registro e notas;
Atendimento e respaldo referentes as denúncias;
Auxílio e oitiva das denúncias recebidas pelo Disk 100 e de outros lugares das ocorrências, além de diligências quando necessário;
Orientação jurídica e os respaldos básicos emergenciais;
Orientação e preparação dos documentos e procedimento para retificação de nome;
Emissão de certidões;
Elaboração de currículos;
Formação e preparo para apoio e ingresso ao mercado de trabalho;
Dinâmicas e rodas de conversas para preparar e discutir temas relevantes da população LGBTQIAP+.
- 57 visualizações