O que é?

 

O projeto Atendiversidade (Atende Diversidade), realiza o pronto atendimento que inclui acolher, encaminhar, respaldar e acompanhar as pessoas LGBTQIAP+ bem como seus responsáveis que precisam de atendimentos tais como educação, saúde, empregabilidade, exercício de direitos civis e jurídicos, encaminhamentos de variadas espécies, inclusive profissionais, etc.

 

Quem pode utilizar este serviço?

 

Pessoas da comunidade LGTBQIAP+ do município de Guarulhos ou Alto Tietê, seus familiares ou responsáveis que necessitem dos serviços.

 

Etapas para a realização deste serviço:

 

Etapa 1 – Comparecimento espontâneo das 8 às 17 horas, de segundas às sextas feiras, ou Solicitação de Agendamento de Atendimento, pelos canais oficiais:

 

O atendimento pode ser solicitado pelos nossos canais oficiais:

 

WhatsApp: (11) 94182-4619

Telefone Fixo: (11) 2414-4267

E-mail: politicasdadiversidade@guarulhos.sp.gov.br

Presencial: Avenida Maués, 170 - Jardim Bom Clima - CEP 07196-130

 

Um horário é agendado previamente ou a pessoa comparece espontaneamente até a SPD no espaço físico para que o atendimento seja realizado por um servidor da Pasta. De acordo com as necessidades do atendido, o acolhimento, os encaminhamentos, direcionamentos corretos são feitos.

 

Etapa 2 – Documentos Necessários para o atendimento (Documentação comum para todos)

 

Durante a realização do acolhimento, o atendido deverá apresentar os seguintes documentos para a criação de seu prontuário junto à SPD:

 

-RG;

-CPF;

-Certidão de Nascimento;

-Comprovante de Residência;

-Título de Eleitor;

-Reservista (caso tenha);

-RNE (Caso tenha);

-Carteira de Trabalho (Caso tenha).

 

Etapa 3 – Realização do Atendimento

 

Após comparecimento espontâneo e/ou agendamento prévio, o solicitante deve comparecer munido de seus documentos ao endereço físico da SPD no horário indicado para que o atendimento seja realizado, o seu prontuário criado e efetuadas as providências cabíveis para serem atendidas as necessidades do então assistido.

 

Etapa 4 – Acompanhamento do atendido

 

Após todos os trâmites de atendimento, orientações e encaminhamentos, a pessoa atendida se torna um assistido da pasta, portanto passa a ser acompanhado em todos os processos envolvidos na solicitação inicial. Esse acompanhamento é feito através de contato direto com a pessoa, não temos ligação direta com outras instituições que nos atualizem frequentemente sobre o prontuário dos nossos assistidos, a cada local que foi encaminhado. Temos por prioridade cuidar, administrar, motivar e zelar pelos passos e crescimento da pessoa que passa por nossa Pasta e se torna assistido. A cada etapa vencida por essa pessoa, a realização também é da SDHSPD.

 

Etapas do processo da Atendiversidade:

 

Acolhimento;

Anamnese;

Orientação;

Escuta;

Ofertas;

Motivação;

Parceria;

Encaminhamentos;

Direcionamentos.

 

Assuntos frequentes da Atendiversidade:

 

Assistência à volta a escola;

Inscrições para ENCEJA e EJA;

Apoio para o estudo;

Ofertas de Cursos de formação/extracurriculares;

Ofertas de vagas e processo seletivo para empregabilidade;

Encaminhamentos para defensoria pública;

Encaminhamentos para Ame Pró Trans;

Encaminhamentos para UBSs, CAPS;

Encaminhamentos para os Cartórios de registro e notas;

Atendimento e respaldo referentes as denúncias;

Auxílio e oitiva das denúncias recebidas pelo Disk 100 e de outros lugares das ocorrências, além de diligências quando necessário;

Orientação jurídica e os respaldos básicos emergenciais;

Orientação e preparação dos documentos e procedimento para retificação de nome;

Emissão de certidões;

Elaboração de currículos;

Formação e preparo para apoio e ingresso ao mercado de trabalho;

Dinâmicas e rodas de conversas para preparar e discutir temas relevantes da população LGBTQIAP+.