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LICENÇA DE FUNCIONAMENTO DE EQUIPAMENTO - ENTREPOSTO DE PEIXES ORNAMENTAIS
O que é?
Licença de Funcionamento de Equipamentos bem como a Permissão de Uso do espaço público, no local onde a atividade é desenvolvida, para a comercialização de peixes, moluscos, crustáceos e plantas aquáticas e artigos correlatos à atividade (produtos da aquicultura, rações para peixes).
Quando é necessário?
Quando da comercialização de peixes e artigos correlatos em área pública.
Escolha uma das possibilidades abaixo:
- Presencialmente:
Em data e horário agendados por meio do site https://facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br/, ou através do telefone (11) 2475-8650, em qualquer unidade da Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, por meio de instauração de Processo Administrativo, instruído com os documentos necessários.
- Por meio eletrônico:
Com o envio dos documentos necessários através do sistema “Fácil Digital”. O acesso é simples, e poderá ser realizado conforme as instruções a seguir:
1) Acesse o Link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br;
2) Na página de serviços on-line, desça a barra de rolagem e clique no ícone “FÁCIL DIGITAL”;
3) Caso não possua cadastro, clique no botão “CADASTRE-SE”;
4) Preencha os campos “NOME”, “CPF/CNPJ”, “E-MAIL”, “TELEFONE”, “USUÁRIO” (somente letras minúsculas e sem caractere especial), “SENHA” e “CONFIRME A SENHA”. Note que a senha a ser cadastrada deve conter oito caracteres, sendo composta por letras e números;
5) Após efetuar o cadastro, o sistema retorna para a tela de acesso, onde o interessado deverá informar o “USUÁRIO” e a “SENHA” cadastrados;
6) Ao acessar o sistema, clique no botão “Nova Solicitação” para realizar o seu pedido;
7) Na tela seguinte, preencha os campos “ASSUNTO DA SOLICITAÇÃO”, “DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO”, “INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA / MOBILIÁRIA / NÚMERO DE CADASTRO” (se houver);
8) Faça o upload dos arquivos que necessita encaminhar para análise, clicando no botão “ANEXAR DOCUMENTO”;
9) Selecione a opção "Declaro estar ciente dos prazos a serem cumpridos de acordo com as legislações vigentes", e na sequência, confirme o e-mail cadastrado em sistema no campo “FAVOR CONFIRMAR E-MAIL”;
10) Conclua a sua solicitação, clicando no botão “CONCLUIR”.
IMPORTANTE: O acompanhamento de sua solicitação deverá ser realizado através do próprio sistema “FÁCIL DIGITAL”, clicando no ícone da lupa, localizado à esquerda no número da solicitação.
Legislação:
Lei Municipal nº 8109/2023 (Feira Livre)
Decreto Municipal nº 40064/2023 (Feira Livre)
Lei Municipal nº 7966/2021 (Código Tributário)
Lei Municipal nº 7973/2021 (Taxas Municipais)
Documentos necessários:
Requerimento padrão devidamente preenchido, assinado e descrevendo a atividade econômica a ser exercida na área pública.
DA PESSOA JURÍDICA:
Contrato Social devidamente registrado
RG e CPF dos sócios, inclusive do preposto
CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (impresso)
DA PESSOA FÍSICA:
RG e CPF da pessoa física, inclusive do preposto
Comprovante de Residência
Comprovante de Inscrição no Cadastro Fiscal Mobiliário
Certidão Negativa de Tributos Municipais
Certificado de Regularidade do Cadastro Técnico Federal - CTF atualizado do IBAMA OU protocolo dispensado quando se tratar de plantas aquáticas e artigos correlatos à atividade.
Certificado de Regularidade do Registro Geral de Pesca - RGP atualizado OU Formulário de Requerimento dispensado para plantas aquáticas e artigos correlatos.
Foto 3x4 do titular, inclusive do preposto, dos auxiliares ou empregados
Informações complementares:
A cópia da documentação exigida deverá ser autenticada em cartório ou apresentada cópia simples, desde que acompanhada do original para ser conferida pelo atendente do Fácil.
O Entreposto de Peixes Ornamentais funcionará às terças-feiras, na Central de Abastecimento Dr. Horácio de Almeida, no Parque Cecap, no período das 11 às 17h.
Não haverá atividade comercial no Entreposto de Peixes Ornamentais às terças-feiras em que haja feriado, sob pena de multa e apreensão das mercadorias, dos produtos, dos equipamentos e ainda do veículo, se for o caso.
O licenciado deverá apresentar sempre que solicitado pelos agentes de fiscalização as guias de trânsito referente às mercadorias comercializadas:
I- Guia de Trânsito de Algas Marinhas - GTAM
II- Guia de Trânsito de Peixes Ornamentais de Água Salgada ou Doce - GTPON
III- Guia de Trânsito de Raias de Águas Continentais - GTRAC
IV- Guia de Trânsito de Animal do Ministério da Agricultura - GTA
Os permissionários que comercializam artigos correlatos em equipamentos instalados em veículos automotores, assegurando seu direito, em face de exercer a atividade anteriormente à publicação da Lei Municipal nº 8109/2023 e Decreto Municipal nº 40064/2023.
A Licença de Funcionamento de Equipamentos e a Permissão de Uso de Solo são expedidas anualmente, com o prazo de validade até 31 de março de cada ano.
Para todos os efeitos, fica vedada a concessão de mais de um licenciamento para comercialização objeto do Decreto 40064/2023, à mesma pessoa jurídica, inclusive aos seus sócios, bem assim à pessoa física ou seu cônjuge ou familiar sob sua dependência.
O comunicado expedido (comunique-se) deverá ser atendido pelo interessado de uma só vez, sendo que o atendimento incompleto ou incorreto ou o não atendimento implicará no indeferimento.
Novas vagas somente após publicação em Diário Oficial.
As taxas para o comércio serão lançadas após a aprovação do Licenciamento.
Descrição |
Unidade |
UFG |
R$ |
Taxa de Exp. Licença conf. Lei 7636/2018 |
Única |
76,6000 |
R$ 317,91 |
Penalidades:
Caso o licenciado seja autuado por falta de renovação da licença e da permissão de uso, a contar de 1º de abril de 2016, o mesmo será penalizado com multa e apreensão dos produtos, das mercadorias, do equipamento ou veículo.
Pré-Requisitos:
Indicar no Requerimento: "Solicito a LICENÇA DE FUNCIONAMENTO DE EQUIPAMENTOS PARA ATIVIDADE NO ENTREPOSTO DE PEIXES ORNAMENTAIS. Informar ainda o NÚMERO DA INSCRIÇÃO, O RAMO DE ATIVIDADE E A METRAGEM QUADRADA DO EQUIPAMENTO (M2).
Apresentação dos documentos originais e cópias simples para conferência do atendente do Fácil OU cópias autenticadas em cartório.
Não será permitida em hipótese alguma a autuação do requerimento com documentação incompleta.
O titular deverá estar à frente do equipamento, o preposto somente poderá substituí-lo em casos de afastamento do licenciado.
Apresentar todos os documentos necessários.
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