Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

Oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

 

Quando é necessário?

 

Situações em que jovens, adultos, idosos e famílias utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

 

Formas de Atendimento:

 

Através dos encaminhamentos:

 

- do Serviço Especializado em Abordagem Social;

- de outros serviços socioassistenciais;

- das demais políticas públicas setoriais e dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; e,

- demanda espontânea. Local: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

 

Local: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

 

CENTRO POP I

Rua Salvador Gorgone, 3 – Vila Progresso

Fone: 2087-4250 – email: gopouvac entropop@gmail.com

 

Período de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Informações complementares:

 

A. Prioridade de Atendimento: por se tratarem de situações de violações de direitos, seguem a legislação pertinente: crianças e adolescentes (prioridade absoluta), gestantes, nutrizes, pessoas com deficiência e idosos (prioridade para pessoas acima de 80 anos)

 

B. Prazo máximo para a prestação do serviço: por se tratarem de situações de violação de direitos, não há tempo preestabelecido para o respectivo acompanhamento, tendo como objetivo a superação da situação vivenciada e inserção nos demais serviços de política públicas setorias, de acordo com a demanda apresentada pelo núcleo familiar.

 

C. Locais e formas para o usuário apresentar manifestações sobre a prestação de serviço:

 

Mecanismos de comunicação com os usuários: diretamente nas unidades, via fone, articulação com os serviços do território, correspondência eletrônica ou presencialmente na residência.

Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários: diretamente nas unidades, via fone, articulação com os serviços do território, correspondência eletrônica ou presencialmente na residência.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação: diretamente nas unidades, via fone, articulação com os serviços do território, correspondência eletrônica ou presencialmente na residência.