Com esta carteira, a pessoa pode ter desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens interestaduais em transporte coletivo, como ônibus, trem e barco. O Estatuto do Idoso também determina que sejam reservadas duas vagas gratuitas por veículo para pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

 

Quando é necessário?

 

Destina-se a identificação dos idosos que fazem jus aos benefícios sociais decorrentes da melhor idade como descontos e isenções.

 

Forma de atendimento: Presencial 

 

- Central do Cadastro Único / Programa Auxílio Brasil

Endereço: Avenida Bom Clima, 425 - Jd. Bom Clima

Telefone: 2408-7020 / 2087-4270 Horário das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

 

- A inscrição pode ocorrer com a visita domiciliar, ou também conhecida como Busca Ativa, onde servidores do Cadastro Único fazem o cadastro de famílias de baixa renda indo até a residência delas, ou mediante a procura dos usuários nos postos de atendimentos da prefeitura, como os CRAS, Central do Cadastro Único ou as unidades itinerantes tais como os CadMóveis ou a Van do CadÚnico.

 

- Mecanismos de comunicação com os usuários: site da Prefeitura, telefones, envio de correspondências, SMS e redes sociais

 

Documentos Necessários:

 

- Inscrição no Cadastro Único;

- Apresentação de RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de endereço, CTPS, declaração escolar - em caso de crianças e adolescentes na escola.

- Carteira do Idoso: inscrição no Cadastro Único e ter renda de abaixo de 2 salários mínimos;

 

Informações complementares:

 

- O requerimento é feito no CRAS; após é encaminhado por memorando as solicitações à Central do Cadastro Único que emite a carteira e recebe o visto do Gestor Municipal; após, as carteiras são enviadas aos CRAS para entrega;

- o beneficiário deverá atualizar o cadastro até o prazo máximo de 24 meses, sob pena de ser excluído da base de dados.

 

Pré-Requisitos

 

- Inscrição no Cadastro Único e ter renda per capita de até ½ salário-mínimo