CENTRAL DE INTERMEDIAÇÃO EM LIBRAS (CIL)

 

O QUE É:

É o serviço que auxilia a comunicação de Surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de Guarulhos e funciona como um elo entre o poder público e o cidadão surdo.

 

QUANDO É NECESSÁRIO?

Quando há necessidade em facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e surdos com os órgãos públicos, por meio de intermediação de intérpretes de Libras.

 

FORMA DE ATENDIMENTO:

São 3 (três) modalidades de atendimento:

- “In Loco” – Quando o usuário solicita a presença de um Intérprete de Libras até a unidade pública em que se dará o atendimento externo (desde que com agendamento prévio e sujeito a confirmação de disponibilidade do profissional).

- Presencial – O solicitante se dirige até a CIL, para que um interprete o auxilie no atendimento, por exemplo, em ligação telefônica aos órgãos públicos e outras informações.

- Remoto – O solicitante realiza chamada por vídeo ao telefone específico da CIL para esse serviço.

 

TAXAS COBRADAS:

Gratuito

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

Horário de Atendimento na CIL:

- Segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h ás 16h;

- As solicitações, agendamentos e chamadas por vídeo poderão ser feitos, pessoalmente ou por Whastsapp (11) 99957-5854 (CIL).

- E-mail: centraldelibras@guarulhos.sp.gov.br

Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão

localizada a Rua: Alberto Hinoto Bento, 49 – Macedo (próximo à Praça das Pedras).

 

PRÉ REQUISITOS:

Ser surdo e usuário de libras.

As solicitações e agendamentos poderão ser feitos pessoalmente ou pelo WhatsApp.