Profilaxia Pós-Exposição (PEP)

 

A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) é uma proposta de uso de medicamentos antirretrovirais durante 28 dias por indivíduos que se expuseram a risco de adquirir a infecção pelo HIV por ter tido relações sexuais sem uso de preservativo ou com o rompimento deste, ter sido vítima de violência sexual ou nos casos de acidente com exposição a material biológico.

 

Pessoas que se expuseram ao HIV devem ser encaminhadas à uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA e PA) ou Pronto Socorro, de acordo com a Grade de Referência para Urgência e Emergência do município, o mais rápido possível para avaliação, prescrição e dispensação da medicação para os 28 dias de tratamento. A PEP é uma urgência médica e deve ser iniciadas, idealmente, nas primeiras 2 horas após a exposição, tendo como limite às 72 horas subsequentes à exposição. Lembrando que quanto mais cedo iniciar o uso da medicação, maior a proteção.

 

O acompanhamento clínico e laboratorial da PEP acontece nos serviços especializados de HIV/AIDS e Hepatites Virais (CTA e SAE Carlos Cru- adultos expostos e SAE Pediátrico- crianças e adolescentes expostos).

 

É papel de todos os serviços de saúde a divulgação da PEP à população, particularmente aos segmentos mais vulneráveis, como homens que fazem sexo com homens e profissionais do sexo.

 

Link de acesso

https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/pep-profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv/pcdt

 

 

 

Voltar à Página Inicial

 

Voltar à Programa IST/AIDS