Referência em educação para a saúde ministra aula inaugural em Guarulhos

Segunda, 30 de Setembro de 2019 - 17:32

A renomada professora Ausonia Favorido Donato, graduada em pedagogia pela PUC de São Paulo, mestre em saúde pública e doutora em saúde coletiva pela USP, esteve em Guarulhos nesta segunda-feira (30) para ministrar a aula inaugural da especialização em gestão na saúde – SUS para gerentes e pessoas que integram o Banco de Talentos da Secretaria de Saúde. A educadora, que no mês passado foi homenageada por ex-alunos no programa Criança Esperança, da rede Globo, falou da importância dos processos formativos para a qualificação dos cuidados em saúde.

“Não dá para trabalhar no SUS com o senso comum. E nosso olhar ainda é fragmentado. Chega um paciente com problema no dedo e olhamos o dedo, mas como ver o outro em sua totalidade para oferecer uma assistência integral?”, questionou a especialista. Ela citou Carlos Drummond de Andrade para destacar que a motivação é o que determina o aprendizado, bem como Paulo Freire, dizendo que devemos ter esperança, mas não como uma derivação do verbo esperar (passivo), e sim do esperançar, que tem a ver com investir, ir em frente e criar um curso para gestores.

A pós-graduação lato sensu, que será promovida por especialistas, mestres e doutores da rede municipal de saúde por meio da Escola SUS, terá coordenação e certificação pela UNG, onde serão ministradas as aulas. Com carga horária de 448 horas presenciais, o curso visa a aprimorar os processos de trabalho e garantir o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuar como um gestor crítico e reflexivo com a responsabilidade sanitária que o cargo requer.

Para a secretária de Saúde, Ana Cristina Kantzos, o curso de especialização é a realização de um sonho, assim como foi a implantação dos cargos de nível médio de gerente e a criação do Banco de Talentos. “O banco dá a oportunidade para que todos que tenham vontade e acreditam no SUS vestir essa camisa e levar essa bandeira à frente. Nós precisamos disso, porque o SUS vem de uma reforma sanitarista para dar acesso à população, e é essa a responsabilidade de vocês”, disse.

Serão contemplados 80 trabalhadores da rede municipal de saúde, entre gerentes da atenção básica, especializada e da urgência e emergência e integrantes do Banco de Talentos (ferramenta criada pela Secretaria de Saúde para selecionar e formar interessados ao posto de gerência). Eles serão divididos em duas turmas quinzenais, com aulas às quartas e sábados, das 8h às 17h, no prédio da pós-graduação da UNG.

Para o reitor da UNG, Elói Lago, a iniciativa de Guarulhos faz a diferença. “É um prazer ser protagonista juntamente com a Secretaria de Saúde neste projeto. O Brasil é o único país do mundo que ousou ter um SUS gratuito. Não existe orçamento que dê conta para fazer um serviço de excelência, mas o que existe são boas práticas e é isso o que eu vejo nesta cidade: o desejo de fazer o melhor”, elogiou.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira /PMG