Profissionais da alimentação escolar recebem capacitação

Terça, 23 de Julho de 2019 - 18:08

Profissionais que atuam nas cozinhas das Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) e entidades parceiras participaram na manhã desta terça-feira (23) da Formação Técnica Anual para Cozinheiros da Alimentação Escolar, oferecida pela administração municipal no Teatro do Adamastor Centro. Iniciativa da Secretaria de Educação, o encontro contou com as presenças do secretário de Educação, Paulo Cesar Matheus da Silva, do diretor do Departamento de Alimentação e Suprimentos da Educação (Dase), Luís Fernando Ribeiro de Castro,e da nutricionista Gisela Mayumi Kodama.

Oferecida pela equipe técnica de nutricionistas do Dase,a formação teve como objetivo fornecer subsídios para as boas práticas de manipulação de alimentos, além de despertar a atenção dos profissionais para alunos com necessidades alimentares especiais, bem como padronizar todos os serviços relacionados à alimentação no âmbito escolar.

“A alimentação escolar, e consequentemente a formação dos profissionais que estão diretamente ligados ao tratamento alimentar oferecido às crianças nas escolas, é um dos focos de maior atenção dessa gestão. Uma cidade como a nossa, que prima pela qualidade dos itens alimentares oferecidos nas refeições, deve congregar todos os esforços e empenho para ampliar os padrões de qualidade exigidos, superando nossas próprias expectativas”, explicou o secretário Paulo Matheus ao enfatizar o papel e habilidades fundamentais dos cozinheiros no momento de preparar os alimentos com cuidado, carinho, atenção e muita responsabilidade.

O diretor do Dase, Luís Fernando Ribeiro de Castro, lembrou todos os esforços que o governo Guti vem empreendendo para viabilizar projetos de desenvolvimento da alimentação escolar na cidade, o que coloca Guarulhos em lugar de destaque. “Estamos entre as dez melhores cidades do Estado de São Paulo no quesito merenda escolar e o nosso objetivo é que o município suba ainda mais nesse ranking”, comemorou o diretor.

Ainda segundo o diretor do Dase, a rede municipal também oferta 14 itens de proteínas e 41 itens de hortifrúti nas refeições das escolas, insumos que, segundo Luís Fernando, têm o diferencial de serem transformados não apenas em refeições, mas também em calor humano.

A formação dos funcionários, que até amanhã deve atender cerca de 900 cozinheiros das escolas da rede municipal e entidades parceiras, explorou temáticas relacionadas às necessidades alimentares especiais, às boas práticas de manipulação de alimentos e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar, recursos e garantia do direito humano à alimentação adequada, o que contribui para a aprendizagem dos alunos.

O encontro também contou com a participação das equipes de segurança do trabalho e da Vigilância Sanitária, e culminou com a apresentação cultural dos instrumentistas do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) e do Projeto Jazzy Soul Music, sob a coordenação do professor Antonio Inácio.

Fotos: Carla Maio / PMG