Prefeitura inicia nova turma de curso Culinária para Buffet

Segunda, 15 de Outubro de 2018 - 17:00

A Prefeitura iniciou uma nova turma do curso de Culinária para Buffet e na última quinta-feira (11) os 25 alunos matriculados participaram da segunda aula prática, que irá ensinar a fazer croquetes, coxinhas e mais 16 outros tipos de salgados, finger food (mini porção de comida servida individualmente em festas, como batatinha com ervas finas, entre outras), além de sete tipos de massa, oito tipos de doces e o bolo Careca (bolo moldado em uma vasilha).

Com duração de três meses, a formação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, dirigida às pessoas de baixa renda e tem como objetivo inseri-las no mercado de trabalho e ser uma alternativa para a geração de renda.

As aulas acontecem uma vez por semana, no período vespertino (das 13 às 17 horas), no Restaurante Escola Gourmet, localizado na antiga sede da Câmara Municipal, à praça Getúlio Vargas (Centro). Também é oferecido o curso no período matutino (8 às 12 horas), às terças-feiras, das 8 às 12 horas, no Restaurante Escola Sabor e Arte, na Vila Rio de Janeiro.

Aprendizado

Com experiência no ramo de salgados há mais de 40 anos, a professora Noeli Ramos Nogueira se sente realizada dando aula. “É um prazer imenso ver a alegria dos alunos aprendendo novas técnicas. E muitos já estão pondo os ensinamentos em prática, fazendo salgados e vendendo”, afirmou Noeli.

Vendedor desempregado há quatro meses, Paulo Eduardo de Oliveira, 46 anos, casado e pai de dois filhos, se matriculou no curso. “Gosto de cozinhar. Já testei coxinha creme que aprendi na aula passada e o pessoal de casa aprovou. A ideia é fazer primeiro em casa e vender. Ir crescendo aos poucos e pegar encomendas de salgados para festas”, disse o aluno que mora no Parque Continental.

A aluna do curso Jaqueline de Jesus, 39 anos, solteira e mãe de um filho, mora no Parque Jurema e há sete anos confeita bolos de aniversário em casa. “Estou aprendendo a fazer salgados e massas, o que é um diferencial na minha região, pois pouca gente trabalha com isso”, explicou Jaqueline.

As inscrições para novas turmas abrem no dia 8 de janeiro. Interessados devem ter mais de 16 anos, e apresentar comprovante de endereço e de renda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2468-2090.

Imagens: Sidnei Barros/PMG