Prefeitura abre 4 UBS no sábado e 4 Unidades de Atendimento à Dengue durante o fim de semana

Quarta, 29 de Maio de 2024 - 17:02

Neste sábado (1°) as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Vila Galvão, Belvedere, Jardim Fortaleza e Cumbica estarão em funcionamento das 8h às 17h pelos programas Saúde Agora e Atende Já Dengue para receber pessoas com sintomas da doença, bem como para prestar os atendimentos tradicionais, como vacinação e exames. As quatro Unidades de Atendimento à Dengue (UADs), anexas às UPAs Paulista, São João e Cumbica, além do PA Paraventi, que funcionam todos os dias, estarão abertas das 7h às 19h no sábado e domingo.

Ambas as unidades estão preparadas para receber pacientes com sintomas de dengue, tais como febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Em casos mais graves, como dores fortes na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tonturas e muito cansaço, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da rede, cujo endereços podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-de-urgencia-e-emergencia-24-horas.

Até o momento Guarulhos registra 67.277 casos de dengue, com 68 óbitos em decorrência da doença. A estratégia da Prefeitura para proporcionar um atendimento mais ágil para pacientes com sintomas de dengue foi abrir UBS aos fins de semana, além de montar quatro UADs em serviços de urgência e emergência com funcionamento de domingo a domingo.

Vacinação e outros serviços de saúde

Além dos atendimentos relacionados à dengue, as UBS também oferecerão serviços como consultas, exames e vacinação pelo programa Saúde Agora, incluindo a imunização contra a gripe, recomendada para toda a população com mais de seis meses de idade. Também estarão disponíveis vacinas de rotina e a vacina contra a dengue, esta para jovens de dez a 14 anos. Para se imunizar é necessário levar a carteirinha de vacinação, documento original com foto e cartão SUS.

Outros serviços ofertados sem a necessidade de agendamento prévio incluem testes rápidos para a detecção do HIV, da sífilis e das hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia (mediante pedido médico), curativos e dispensação de medicamentos. Apenas consultas médicas e exames de Papanicolau precisam ser agendados previamente na própria unidade ou por meio do aplicativo Saúde Guarulhos (bit.ly/3E13Wek).

Além disso, as unidades têm programada uma série de ações educativas em consonância com a campanha Junho Marrom, mês dedicado a questões ambientais e ao combate à obesidade infantil, bem como à conscientização sobre os abusos contra a pessoa idosa.

UBS Jardim Vila Galvão: rua Martim Afonso, 130, Jardim Vila Galvão

UBS Belvedere: estrada Municipal, 475, Jardim Belvedere

UBS Jardim Fortaleza: rua Hilário Pires de Freitas, 166, Jardim Fortaleza

UBS Cumbica: rua Segundo Tenente Aviador Mario Luiz Figueiroa, 295 - Cidade Jardim Cumbica