Palestras e apresentações marcam o encerramento da Semana do Brincar

Quarta, 29 de Maio de 2024 - 17:23

A Secretaria de Educação de Guarulhos encerrou a Semana Mundial do Brincar 2024 com um evento nesta quarta-feira (29) no Adamastor. A atividade contou com as participações de vice-diretores e coordenadores de escolas da rede municipal, que assistiram à apresentação de uma brincadeira de roda com alunos da EPG José Jorge Pereira, da Vila São Rafael.

A manhã foi de grande aprendizado com uma palestra sobre a importância do brincar nas relações do dia a dia, ministrada pelo professor Cristiano Alcântara e pelo coordenador do CAPS infantojuvenil e psicólogo Odonel Ferrari Serrano.

“O brincar apresentado pelos professores para crianças tem uma intenção: é no brincar que a aprendizagem acontece, sendo parte imprescindível na formação humana. Como educadores é importante pensarmos que sempre há possibilidades e, para conhecê-las, é fundamental estarmos em colaboração uns com os outros”, explicou Alcântara ao enfatizar que as ações que envolvem o brincar e as brincadeiras vão além da semana e que esse movimento deve ser permanente no ambiente escolar.

Na sequência Serrano trouxe um recorte do documentário Tarja Branca, com direção de Cacau Rhoden e roteiro de Marcelo Negri. O filme mostra adultos de diversas gerações, origens e profissões, seu relacionamento com o ato de brincar e reflexões sobre o comportamento do homem contemporâneo e seu espírito lúdico.

“Para a criança o brincar está em todos os processos, na comunicação, na expressão, do modo como se relaciona, isso é parte da cultura. As interações provocam toda uma estimulação que não pode ser perdida nas ações diárias, como em diferentes momentos entre o professor e a criança na creche”, abordou o psicólogo sobre a necessidade de valorizar cada vez mais o brincar na rotina escolar e na vida.

No período da noite o evento ofereceu a alunos jovens e adultos das EPGs Mário Quintana e Antônio Gonçalves Dias e a coordenadores pedagógicos da EJA uma apresentação da Orquestra de Violeiros Coração da Viola e de samba-rock com a coordenadora de Programas Educacionais da Secretaria de Educação, Erika Paulina.

Durante a 12ª edição da Semana Mundial do Brincar nas escolas da rede municipal os alunos participaram de inúmeras atividades lúdicas por meio de jogos, música e dança que favoreceram seu desenvolvimento físico e cognitivo.

Fotos: Eduardo Calabria/PMG