Palestra para guardas municipais aborda violência contra a mulher

Sexta, 05 de Abril de 2019 - 15:01

A Secretaria de Assuntos para Segurança Pública (SASP) promoveu palestra “A Violência contra a Mulher” com a juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), Tatiane Moreira Lima, na quinta-feira (4), no Centro de Formação da GCM, no Gopoúva. A atividade contou com a participação de 31 guardas civis municipais que estão passando por qualificação profissional.

Esta é a segunda vez que a Dra Tatiane aborda esse assunto para os guardas civis. A primeira foi no último dia 19, quando outros 30 GCMs participaram do encontro. Na oportunidade, a palestrante convidada falou sobre a atuação do Poder Judiciário para efetivação dos direitos das mulheres, sobre o ciclo da violência  doméstica,  tipos de violência,  sobre medidas protetiva de urgência, das penas previstas em casos de violência doméstica e de gênero.

Atuando na área de combate a violência doméstica e familiar, a juíza Tatiane Moreira Lima foi vítima de um ataque em março de 2016, no Fórum Regional do Butantã, em São Paulo. Um homem condenado por agredir sua ex-mulher, jogou combustível no corpo da juíza e ameaçou incendiá-la, tendo sido contido na época por policiais.

A Dra Tatiane é autora da campanha “Juntos podemos parar o abuso sexual nos transportes”, onde defende que o judiciário tem um papel fundamental, não devendo atuar apenas como poder que aplica o direito e garante acesso à justiça, mas também no combate a violência. Ela criou também o “Cá entre nós”, que fala sobre machismo e é destinado a acusados de assédio nos transportes.

Imagem: Divulgação/PMG