Inscrições em programa de orientação para a aposentadoria para servidores terminam sexta-feira

Segunda, 01 de Julho de 2024 - 13:40

Os funcionários da Prefeitura de Guarulhos e da administração pública municipal indireta têm até sexta-feira (5) para fazer a pré-inscrição no Programa de Preparação para Aposentadoria e Desligamento (Prepara), que orienta e prepara os servidores para a aposentadoria por meio de estímulos a novos projetos de vida, além de esclarecer sobre direitos sociais e de cidadania. As pré-inscrições devem ser feitas no link https://forms.gle/QG7bPnsUpKcWKM1z7.

A ideia do Prepara é colaborar para que o funcionário público tenha um projeto de vida para o momento pós-aposentadoria, já que com o término da carreira profissional ocorre uma mudança de papel na vida do aposentado, que perde o vínculo com o emprego, altera a relação com os colegas e a rotina que costumava fazer, necessitando de uma nova referência.

Coordenado pela Secretaria de Gestão, o programa oferece um curso de 50 horas dividido em 12 módulos com temas relacionados ao cotidiano de servidores que irão se aposentar em um prazo de cinco anos. A previsão é que a primeira turma inicie o curso em agosto no Adamastor.

Vale destacar que o Prepara não está ligado ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e não faz cálculo nem simulação de tempo para aposentadoria, embora conte com a parceria do Ipref e do Departamento de Gestão de Pessoas para esclarecimentos e para sanar dúvidas coletivas sobre aposentadoria.

A ação integra o Programa de Qualidade de Vida do Servidor, criado em 2017 e regulamentado em 2021, e vai ao encontro das leis federais 8.842/1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, e 10.741/2003, que versa sobre o Estatuto da Pessoa Idosa.

Conhecendo o programa

No dia 16 de julho, às 10h e às 20h, os funcionários públicos municipais poderão se informar sobre detalhes do curso e do programa por meio de uma live que a equipe do programa Prepara irá fazer no canal do YouTube da Escola de Administração Pública (Esap) de Guarulhos (https://www.youtube.com/@esapguarulhos).

A equipe do Prepara visitou o Fácil Bom Clima na quarta-feira (26) para esclarecer dúvidas e divulgar o programa entre os atendentes do equipamento. Cerca de 40 servidores da unidade participaram do encontro e puderam fazer questionamentos sobre o Prepara. Os demais setores da Prefeitura podem solicitar a presença da equipe. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail qvs@guarulhos.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 2408-1183 e 2472-5423.

Imagens: Divulgação/PMG