Guarulhos celebrará o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha no Adamastor

Terça, 02 de Julho de 2024 - 16:07

Em 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, Guarulhos irá promover o evento Julho das Pretas, às 13h30, no Salão de Artes do Adamastor (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo). Será um momento de celebração, discussão e reflexão sobre as conquistas e os desafios enfrentados pelas mulheres negras e de traçar novas diretrizes para as mudanças necessárias para a equidade racial e de gênero almejadas. As inscrições devem ser feitas pelo link bit.ly/julho_pretas.

O evento será mediado pela vice-presidente da Comissão das Mulheres da OAB Guarulhos, a advogada e jornalista Fernanda Batista, e contará com a participação da psicóloga clínica Celina Santos, que foi membro do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir), e da integrante do Fórum Inter-religioso Por Uma Cultura de Paz da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, a advogada Paloma Lima Felipe.

Participam também do debate as produtoras e gestoras culturais Patrícia Ilário e Rafaela Ilário, idealizadoras do coletivo Pretos em Conexão e do projeto Plissize, de empoderamento feminino plus size. Apresentações étnico-culturais completam a programação.

A iniciativa é do Conselho Municipal de Políticas Para Mulheres de Guarulhos em parceria com as subsecretarias de Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres, integrantes da Secretaria de Direitos Humanos.

A data

O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha foi instituído no Brasil pela lei federal 12.987/14 como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em memória do marco internacional de luta e resistência da mulher negra como forma de reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vividos até hoje.

Arte: Divulgação/PMG