Guarulhos capacita profissionais da rede municipal no combate à asma

Quarta, 26 de Junho de 2024 - 12:16

Nesta terça-feira (25) a Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu uma capacitação sobre asma para 90 profissionais da rede municipal em referência ao Dia Nacional de Controle da Asma, celebrado em 21 de junho. A atividade ocorreu no Adamastor e teve como objetivo divulgar informações para o diagnóstico, o tratamento, o plano de ação e o monitoramento dos pacientes que convivem com a doença.

A capacitação, realizada em parceria com o International Primary Care Respiratory Group, que desenvolveu o programa de educação Teach the Teacher, foi ministrada pela médica Sônia Martins, doutora em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.

O resultado da mentoria é o protocolo da asma, material técnico que estará disponível para consulta pública no Diário Oficial de Guarulhos. Ele deverá servir de subsídio para a atuação dos profissionais de saúde, provendo recomendações atualizadas pelo Ministério da Saúde e promovendo a melhoria da saúde pública diante de doenças crônicas não transmissíveis.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a asma é um dos problemas respiratórios mais recorrentes no Brasil. Estima-se que 23,2% da população viva com a doença e a incidência varia de 19,8% a 24,9% entre as regiões do País. Em 2021, último dado disponível, foram realizados 1,3 milhão de atendimentos na atenção primária à saúde, a porta de entrada do brasileiro ao Sistema Único de Saúde (SUS). O número corresponde a, aproximadamente, 231 mil consultas a mais do que o ano anterior.

De acordo com uma pesquisa nacional de 2015, apenas 12,3% dos pacientes diagnosticados com asma têm a doença controlada. Cerca de 51% têm asma não controlada e 36,4% têm asma parcialmente controlada, uma doença grave que pode matar. Desta forma, o pronto diagnóstico e o tratamento adequado são fundamentais para salvar vidas.

Imagem: Divulgação/PMG