Guarulhos abre inscrições para cursos gratuitos de música no Cemear

Sexta, 14 de Fevereiro de 2020 - 10:59

Entre os dias 17 e 28 de fevereiro a Prefeitura de Guarulhos estará com inscrições abertas para cursos gratuitos de música do Conservatório de Guarulhos e do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear). Ao todo são mais de 200 vagas nos cursos livres oferecidos a crianças, jovens e adultos iniciantes, para pessoas com conhecimentos musicais e também para aqueles que já têm alguma especialização.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no link http://tiny.cc/inscricoescemear2020, das 8h do dia 17 às 17h do dia 28 de fevereiro. Para dar igual oportunidade a todos, as inscrições também podem ser feitas pessoalmente nesse período, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na secretaria de alunos do Conservatório de Guarulhos, que fica na rua Abílio Ramos, 122, Macedo.

Após as inscrições os candidatos passam por uma entrevista, período que tem início no dia 9 de março e segue até o dia 14. Os resultados estarão disponíveis para consulta na secretaria de alunos a partir do dia 16 de março, data em que as aulas têm início.

As aulas acontecem em grupos, em orquestras, corais e bandas, além de atividades de música de câmara, prática de conjunto e especialização.

Os interessados podem escolher as vagas nos seguintes grupos:

Atividades para iniciantes

*Atenção para os limites de idade

Violino Suzuki – a partir de 6 anos;

(Violão) cordas pra que te quero - a partir de 10 anos;

Grupo de percussão - a partir de 10 anos;

Orquestra de saxofone - a partir de 12 anos - deve possuir o instrumento;

Iniciação ao trompete - a partir de 10 anos - deve possuir o instrumento;

Musicografia braile;

Primeiras notas - a partir de 7 anos;

Iniciação ao violoncelo – a partir de 14 anos - deve possuir o instrumento;

Corais, orquestras e bandas

*É necessário conhecimento prévio

Grupo Almanaque

Big Band Prata da Casa - sax tenor, trompete, trombone, piano, guitarra, percussão popular - de 3ª feira, às 18h;

Banda Sinfônica do Conservatório Municipal - flautas, oboé, fagote, clarinete, trompa, contrabaixo acústico, percussão sinfônica - de 2ª feira, às 19h;

Orquestra de Câmara do Conservatório - instrumentos de cordas;

Guarulhos Pops Orchestra - instrumentos de cordas, sopro e percussão;

Banda Kakareco’s - flauta, clarinete, saxofone, trompete;

Banda Ritornello - flauta, clarinete, saxofone, trompete.

Atividades de música de câmara, prática de conjunto e especialização

*É necessário conhecimento prévio

Musicantiga;

Afina toeira - viola caipira;

Roda de choro;

Corda bamba;

Boca no trombone;

Trompete.com;

Estudando o samba;

Ação expressiva - (a criatividade na guitarra e seus contextos);

Jazzy Soul Music - trompete, trombone, saxofone, teclado, bateria, guitarra, vocal;

Música do Silêncio – instrumentos de sopro e eletrônicos.

Fotos: Divulgação/PMG