GCM faz operação contra cerol e linha chilena no fim de semana

Segunda, 13 de Maio de 2024 - 16:46

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos fez uma operação no sábado (11) e no domingo (12) contra o uso de linhas de pipa cortantes com cerol e chilena. As ações ocorreram em vários bairros da cidade, como Jardim São João, Parque Cecap, Jardim Adriana e Parque Continental, que geralmente apresentam reclamações dos moradores pela concentração de adultos fazendo o uso ilegal dessas linhas cortantes.

A presença da GCM inibiu consideravelmente a prática na maioria dos lugares. Mesmo assim houve algumas apreensões de cola e vidro, carretilhas com cerol e linha chilena. Os materiais serão destinados à Secretaria de Serviços Públicos para o descarte apropriado.

Esses produtos são grandes inimigos dos motociclistas por serem capazes de mutilar profundamente áreas extremamente sensíveis do corpo, como artérias, levando inclusive à morte. Aves silvestres também são vitimadas e as que sobrevivem não conseguem mais retornar à natureza porque perdem a condição de voar.

As ações da GCM continuarão em razão de a lei estadual 17.201/2019 e a lei municipal 7.302/2014 proibirem o uso, a posse, a fabricação e a comercialização de linhas cortantes compostas com cerol, bem como a linha conhecida como "chilena".

Fotos: Divulgação/PMG