Centros de Convivência do Idoso oferecem atividades gratuitas

Segunda, 25 de Novembro de 2019 - 15:51

Promover ações para o envelhecimento ativo para pessoas com mais de 60 anos num espaço de socialização acolhedor. Este é o objetivo das duas unidades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) - Gopoúva e Santa Mena -existentes no município. Ao todo 1.280 idosos realizam cursos e atividades gratuitas nas unidades. Durante todo o ano os CCIs recebem inscrições de interessados, sendo que para algumas é preciso aguardar vaga. Para se inscrever é necessário apresentar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, NIS (Número de Identificação Social), atestado médico (original) e duas fotos 3x4.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura nos CCIs foi comentado pela secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto. “Para a nossa secretaria é uma satisfação saber que o trabalho vem ao encontro daquilo que é proposto nas políticas públicas para a pessoa idosa: fortalecer a convivência e promover o envelhecimento ativo, além de oferecer o aprendizado de uma nova atividade”, disse Claudia.

No CCI Gopoúva há vagas para os cursos de ginástica, musculação, ritmos, dança de salão, vôlei, teatro/carimbo, patch aplique (aplicação de retalhos de tecido), pintura de tecido, pintura em tela, macramê (técnica de tecelagem), bordado, violão e modelagem.

Já a unidade Santa Mena oferece ginástica, bordado, tricô e crochê,teatro, inclusão digital (redes sociais), Educação de Jovens e Adultos (EJA), massagem, pintura em tela, pintura em tecido, dança de salão, dança cigana, Lien Chi (exercício físico chinês), aurículo, psicologia e atividades socioeducativas. Ambas as unidades realizam bailes semanais.

Arte como terapia

Moradora do Jardim Gracinda, Sônia Maira Sanches Goldoni, 66 anos, é operadora de caixa e frequenta as aulas de pintura em tecido, crochê e bordado. “Comecei este ano e me apaixonei. Nunca pensei em pintar. É uma terapia e também obtenho uma renda extra com a venda dos trabalhos que faço”, disse Sônia, que é casada, tem três filhos e seis netos.

Há 30 anos ensinando as usuárias do CCI Santa Mena, Sônia Maria Castro Canto é orientadora da aula de pintura em tecido. “Amo meu trabalho, as ‘meninas’ e o que faço. Fiz vários cursos para poder dar aula aqui”, afirmou a professora.

Aos 60 anos, Nélia Perazzo da Silva, aposentada de uma tecelagem, participa das aulas de violão no CCI Santa Mena uma vez por semana. Ela contou que sempre quis aprender a tocar o instrumento. “Violão é minha paixão. A gente passa horas gostosas e isso tem me ajudado a superar perdas de pessoas próximas. Aqui me alegro e faço amizades. É um presente que dou pra mim”, revelou Nélia.

CCI Santa Mena – avenida Salgado Filho, 1.732, Jardim Santa Mena

CCI Gopoúva – avenida Leopoldo Cunha, 85, Gopoúva