Alunos da rede municipal dão show na participação no atletismo dos jogos escolares

Sexta, 07 de Junho de 2024 - 16:25

Corrida de estafetas, lançamento de costa, salto em distância e salto em altura são as categorias que integram o atletismo, modalidade que, no contexto dos Jogos Escolares Municipais, se destaca como a favorita segundo alunos e professores. Nesta sexta-feira (7) as equipes das escolas da rede municipal deram um show de participação na modalidade, tanto na quadra quanto no ginásio do CEU Paraíso-Alvorada.

Dentre os destaques do dia, a participação dos alunos das classes bilíngues da EPG Edson Nunes Malecka foi marcada por grande animação, trabalho em equipe e cooperação entre surdos e ouvintes, principalmente na eletrizante corrida de estafetas.

“A oportunidade de estarem aqui, de conhecerem modalidades diferentes e ter essa vivência fora da escola é muito importante para todos e fundamental para os alunos surdos. A interação com os ouvintes de diferentes escolas permite trocas significativas. O esporte é um facilitador para o desenvolvimento de diversos saberes e novas aprendizagens”, explicou a professora Ana Biggi, enfatizando que um dos diferenciais dos jogos é o acesso aos espaços, com respeito à língua e à cultura dos surdos.

Na perspectiva da competição, o atletismo tem como foco o formato pedagógico para o desenvolvimento motor e humano para a descoberta de limites e potencialidades, além de valores essenciais para o convívio social.

A aluna da EPG Manuel Bandeira, Alice Sobreira Gomes Silva, 10 anos, contou a estratégia que utilizou para o resultado alcançado no salto em altura. “Segui as orientações do professor, que falou para eu manter o percurso e, na hora de saltar, encolher as duas pernas, assim eu consegui saltar mais alto e não encostar na trave”, disse a menina, confiante.

A equipe da EPG Jocymara de Falchi Jorge estava atenta ao salto em distância de cada um dos alunos, afinal, recebia melhor pontuação o participante que conseguisse combinar velocidade, força e agilidade para alcançar a maior distância ao cair.

“Eu fui muito bem, acho que porque corri bastante e consegui pular bem alto e saltar o mais longe possível”, comemorou o aluno Arthur Justino, 10 anos. É importante lembrar que a realização da modalidade nos jogos escolares é feita de forma adaptada e, ao invés de um banco de areia, os alunos aterrissam em um colchão.

Dentro do ginásio, durante o lançamento de costa, as turmas das EPGs Inez Rizzatto Rodrigues e Elis Regina também se dividiam entre gritos e muita concentração. “Acho que os alunos se saíram muito bem e fizeram exatamente como aprenderam na escola durante as aulas”, vibrou Isael José da Silva, professor de educação física das turmas. O educador também reforçou um dos aspectos essenciais dos jogos. “O importante não é somente a vitória, a competição em si não é o principal, mas sim vivenciar em espaços públicos aquilo que eles aprendem dentro da escola, além da participação e da diversão”, disse Silva.

A competição

A etapa regional dos Jogos Escolares Municipais 2024 segue até o dia 21 de junho e reúne 86 escolas e alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

Iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do programa Mais Futuro, a competição tem como objetivo proporcionar a crianças, jovens e adultos aprendizagens da cultura corporal por meio da educação física, promovendo a formação humana em sua integralidade.

Para saber mais sobre os jogos escolares acesse https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/wp_site/jem/.

Fotos: Camila Rhodes/PMG