Ação social para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade atende 257 munícipes no Taboão

Segunda, 05 de Junho de 2023 - 18:12

Na última sexta-feira (2) a praça Oito de Dezembro, no Taboão, recebeu 257 pessoas na segunda edição da Ação de Cidadania, um mutirão de serviços gratuitos destinados à população em situação de rua e a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos (SDAS), o evento contou com a participação de diversas pastas municipais e de entidades parceiras como Instituto Criança Cidadã, UNG, OAB/Guarulhos, Sabesp, Trailer Solidário e Instituto Embelleze.

Entre as oportunidades ofertadas na ação estavam a doação de roupas e de kits de higiene pessoal, banho, alimentação, inclusões e atualizações do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), informações e inscrições para vagas de trabalho e cursos profissionalizantes, corte de cabelo, testes rápidos para HIV e sífilis, atendimentos e orientações médicas e psicológicas, atendimentos jurídicos, de direitos humanos e veterinários para cães e gatos, além de divulgação e inscrições para a Educação para Jovens e Adultos e apresentações artísticas.

“Vários desses serviços já são ofertados nos nossos equipamentos de acolhimento ou pelo menos fazemos o encaminhamento a eles, mas infelizmente não conseguimos atingir a todos. Por isso prezamos sempre em fazer ações como essa, que aproximam as instituições das pessoas que mais precisam”, afirmou o secretário Fábio Cavalcante, titular da SDAS.

Operação Inverno

A Prefeitura de Guarulhos deu início no último dia 1º à Operação Inverno 2023, que tem o objetivo de reforçar o acolhimento de pessoas em situação de rua nos serviços institucionais. A população pode acionar as equipes de abordagem social pelos telefones (11) 2536-4110, das 9h às 21h, (11) 2441-9396, das 21h às 9h, e pelo WhatsApp, que funciona 24 horas: (11) 2087-7400.

Além disso, pessoas em situação de rua podem buscar atendimento em uma das quatro unidades de acolhimento da Prefeitura, cujos endereços estão em https://www.guarulhos.sp.gov.br/populacao-em-situacao-de-rua.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG