Eventos Adversos Pós Vacinação - EAPV

 

Ao ser introduzida no corpo, a vacina estimula o sistema imunológico humano a produzir os anticorpos necessários para evitar o desenvolvimento da doença caso a pessoa venha a ter contato com os vírus ou bactérias que são seus causadores. Em alguns casos, a aplicação de vacinas pode causar um evento adverso pós-vacinação (EAPV).

Um EAPV é qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação, não possuindo necessariamente uma relação causal com o uso de uma vacina ou outro imunobiológico (imunoglobulinas e soros heterólogos). Pode ser qualquer evento indesejável ou não intencional, isto é, sintoma, doença ou achado laboratorial anormal.

A vacinação segura procura garantir a utilização de vacinas de qualidade, aplicar, rigorosamente, as boas práticas de imunização; monitorar os eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização que, por ventura, possam ocorrer; além de fortalecer alianças com os meios de comunicação com mensagens claras sobre as estratégias, prioridades e segurança da vacinação.

 

 

 

Voltar à Página Inicial

 

Voltar à Vigilância Epidemiológica