CADASTRO NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR – CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o requisito básico para o agricultor familiar e para o empreendedor familiar rural, bem como qualquer de suas formas associativas de organização da agricultura familiar acessarem as diversas políticas públicas voltadas para o incentivo e a geração de renda para agricultura familiar.

Através do CAF são identificados todos os membros que compõem uma Unidade Familiar de Produção Agrária, bem como, a composição das formas associativas de organização da Agricultura Familiar, permitindo dessa forma que a União obtenha um retrato mais amplo e real do cenário da agricultura familiar.

A Casa Municipal de Agricultura promove o acesso às principais políticas públicas do governo federal para a agricultura familiar a saber:

● Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf;

● Seguro da Agricultura Familiar

● Garantia Safra

● Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar;

● Programa de Aquisição de Alimentos

● Programa Nacional de Alimentação Escolar

● Beneficiário Especial da Previdência

● Auxílio Emergencial Financeiro;

● E demais programas estaduais e municipais.

Assim é que a Casa Municipal de Agricultura Urbana e Familiar se credencia junto ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para operacionalizar o sistema CAF Web, importante rede para cadastramento, atendimento e operacionalização do Cadastro da Agricultura Familiar, se comprometendo com a guarda e sigilo dos dados e com as informações envolvidas no procedimento de inscrição.

● CAPACITAÇÃO

Promover atividades de assistência técnica e extensão rural, baseada nos preceitos da Agroecologia, aos agricultores do município de Guarulhos objetivando:

- Desenvolver ações de capacitação com foco na administração e gerenciamento de propriedades rurais, bem como no acesso às políticas públicas de fomento à agricultura familiar;

- Auxiliar na participação em novos mercados e na obtenção de selos e certificações para os produtos comercializados;

- Fornece assistência técnica aos agricultores através de visitas e oficinas específicas;

- Fomentar a conversão dos sistemas convencionais de cultivo em sistemas ecológicos de produção.

Oficinas que serão oferecidas:

- Oficina de Bio fertilizantes e adubos orgânicos a ser aplicada de forma presencial na CMAUF.

- Dia de Campo - (modalidade onde a oficina é realizada na área de produção do agricultor)

- Tema: Normas para a utilização racional e adequada dos produtos dos Pátios de Compostagem.

Quem pode solicitar?

Agricultores familiares, comunitários, instituições de ensino, igrejas, órgãos públicos e Organizações da Sociedade Civil.

Forma de atendimento:

● WhatsApp: (11) 9.7790-1120