DIVISÃO TÉCNICA DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE DOENÇAS

Descrição:

A Vigilância Epidemiológica é definida como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção e prevenção de qualquer mudança dos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Realiza atividades como:

• Monitoramento de cadeias de transmissão de doenças;
  • Estabelece protocolos e fluxos, definindo estratégias epidemiológicas pertinentes;
  • Orienta medidas de prevenção e controle de doenças e agravos a saúde;
  • Coleta de dados;
  • Detecção de casos e orientação sobre intervenções oportunas;
  • Detecção de epidemias e surtos;
  • Acompanhamento do comportamento epidemiológico das doenças de notificação compulsória: vetoriais, de transmissão respiratória, hídricas e alimentares;
  • Identificação dos fatores determinantes na transmissão das doenças;
  • Avaliação das medidas/ intervenções/ programas de prevenção, controle e erradicação;
  • Auxílio na coordenação de atividades, aprimoramento e treinamento profissional;
  • Atuação como apoio técnico aos Serviços de Saúde Públicos e Privados e;
  • Divulgação da situação epidemiológica.

Forma de Atendimento:

Telefone: 2472-5075 ramais: 5077 / 5078 / 5084

e-mail: notificaagravos@guarulhos.sp.gov.br

Quem pode solicitar:

Serviços de saúde: fluxo de envio das notificações de pacientes atendidos com doenças de notificação compulsória, e diretrizes dos Programas Municipais de Imunização, Tuberculose, Hanseníase, Arboviroses.

População: informações sobre doenças de notificação compulsória, Programas Municipais de Imunização, Tuberculose, Hanseníase, Arboviroses e demais agravos de notificação compulsória.

Dia e horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 8h às 17h.

Legislação:

Lei 8080/90

Lei Orgânica do Município de Guarulhos

Informações complementares:

Coordena o Sistema de Vigilância Epidemiológica e os Programas Municipais de Imunização, Tuberculose, Hanseníase, Arboviroses, Vigiagua e demais doenças e agravos de notificação compulsória, estabelecendo protocolos e fluxos, definindo estratégias epidemiológicas pertinentes, orientando as medidas de prevenção e controle dessas doenças e agravos à saúde, intervindo no ciclo das doenças imunologicamente preveníveis, de forma participativa com os serviços de saúde do município, disponibilizando informações atualizadas para os gestores e população.