ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO - PAs e UPAs

 

O QUE SÃO?

 

Unidades de Pronto Atendimento – PAs E UPAs que ofertam atendimento de urgência e emergência. Cada unidade de saúde oferta os atendimentos de acordo com sua capacidade física e/ou tecnológica e também de acordo com as necessidades do município. As unidades de saúde atendem adultos e crianças nas especialidades médicas em clínica geral (adultos e/ou pediátrico) e ortopedia e também atendimento odontológico, como também exames diagnósticos de acordo com conduta médica, como radiografia, eletrocardiograma, exames laboratoriais de urgência e emergência.

 

Todos possuem setores capazes de realizar medicação conforme prescrição, como também vacinas padronizadas de urgência (hepatite B e Dupla Adulto-DT – difteria e tétano). Possuem farmácia para dispensação de medicação interna e também externa para urgência. Há leitos com todo suporte para atendimento de urgência, como também leitos de observação até alta ou transferência para unidade hospitalar.

 

QUANDO É NECESSÁRIO?

 

Deve-se buscar atendimento a um PA ou UPA quando em quadros agudos ou agudizados, que colocam o paciente em risco de vida, tais como: dor aguda no peito ou na parte superior do abdômen, acidentes de trânsito, baleados, vítimas de violência sexual, alterações repentinas na visão, fraquezas e desmaios, tosse constante e intensa, vômito persistente com ou sem sangue, dores agudas em geral abruptas e/ou severas, confusão ou mudança repentina no estado mental, vítimas de violências/agressões, acidentes com animais peçonhentos, febre, cortes, queda com torsão e dor intensa suspeita de fratura, sangramentos, cólicas renais, falta de ar, crises convulsivas, etc.

 

FORMA DE ATENDIMENTO:

 

Presencial, por demanda espontânea ou encaminhado por serviços de remoção (SAMU, Bombeiros, etc.), 24 horas por dia, nos seguintes locais:

 

PA ALVORADA

Adultos (Clínico geral)

Avenida Santa Helena, 145 - Anexo - Vila Paraíso - CEP 07241-270 - Guarulhos - SP

Fone: (11) 2484-5659 e 2486-9777

 

PA BONSUCESSO

Adultos (Clínico Geral) / Adultos e crianças (Odontologia)

Rua Catharina Mariana de Jesus, 85 - Bonsucesso - CEP 07175-500 - Guarulhos - SP

Fone: (11) 2438-1155 e 2438-7658

 

PA JARDIM DONA LUIZA

Adultos e crianças (Clínico Geral)

Rua Osvaldo Nunes Dias, 55 - Jd. Centenário - CEP 07270-000 - Guarulhos - SP

Fone: (11) 2303-4172

 

PA MARIA DIRCE

Adultos e crianças (Clínico Geral e Ortopedia)

Rua Ubatã, 154 - Jd. Maria Dirce - CEP 07173-380 - Guarulhos - SP

Fone: (11) 2088-7400 e 2088-7401

 

PA PARAVENTI

Adultos (Clínico Geral)

Rua Joracy de Camargo, 202 - Jd. Paraventi - CEP 07121-280 - Guarulhos - SP

Fone: (11) 2440-3158

 

UPA CUMBICA

Adultos e crianças (Clínico Geral e Ortopedia, além de Odontologia das 07h às 19h)

Rua dos Jesuítas, 533 - Cidade Industrial Satélite - CEP 07231-060 - Guarulhos - SP

Fone: (11) 2088-4050

 

UPA PAULISTA

Adultos e crianças (Clínico Geral e Ortopedia)

Rua Teixeira Mendes, 166 - Jardim Paulista - CEP 07083-230 - Guarulhos – SP

Fone: (11) 2468-8480

 

UPA SÃO JOÃO LAVRAS

Adultos e crianças (Clínico Geral e Ortopedia, além de Odontologia – das 07h às 19h)

Estrada Guarulhos Nazaré, 4130 - CEP 07162-000 Cidade Soberana - Guarulhos - SP

Fone: (11) 2229-2240

 

UPA TABOÃO

Adultos e crianças (Clínico Geral, Ortopedia e Odontologia)

Av. Silvestre Pires de Freitas, 1090 - Jardim Paraiso - CEP 07144-000- Guarulhos – SP

Telefone: (11) 2405-4025 e 2409-2200

 

SERVIÇOS PRESTADOS POR UNIDADE DE SAÚDE:

 


SERVIÇOS PRESTADOS NAS UPAs E PAs DE GUARULHOS


 

UNIDADE DE SAÚDE


 

CLÍNICO GERAL ADULTO


 

CLÍNICO GERAL CRIANÇA (PEDIATRIA)


 

ORTOPEDIA ADULTO E CRIANÇA


 

ODONTOLOGIA (DENTISTA) ADULTO E CRIANÇA


 

FARMÁCIA COM DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAÇÃO EXTERNA DE URGÊNCIA (PARA A POPULAÇÃO)


 

RADIOLOGIA


 

PA ALVORADA


 

X


 


 


 


 

X

(07H ÀS 19H)


 

X


 

PA BONSUCESSO


 

X


 


 


 

X

(24H/DIA)


 

X

(07H ÀS 19H)


 


 

PA JARDIM DONA LUIZA


 

X


 

X


 


 


 

X

(07H ÀS 19H)


 

X


 

PA MARIA DIRCE


 

X


 

X


 

X


 


 

X

(24 H/DIA)


 

X


 

PA PARAVENTI


 

X


 


 


 


 

X

(07H ÀS 19H)


 

X


 

UPA CUMBICA


 

X


 

X


 

X


 

X

(07H ÀS 19H)


 

X

(24H/DIA)


 

X


 

UPA PAULISTA


 

X


 

X


 

X


 


 

X

(07H ÀS 19H)


 

X


 

UPA SÃO JOÃO LAVRAS


 

X


 

X


 

X


 

X

(07H AS 19H)


 

X

(24H/DIA)


 

X


 

UPA TABOÃO


 

X


 

X


 

X


 

X

(24H/DIA)


 

X

(24H/DIA)


 

X

 

PRAZO PARA EXECUÇÃO/ PRIORIDADE DE ATENDIMENTO/ PREVISÃO DE TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO:

 

Conforme avaliação e classificação de risco pelo Protocolo Municipal de Classificação de Risco:

https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/file/arquivos/Acolhimento%20com%20classifica%C3%A7%C3%A3o%20de%20risco%20-%20Protocolo%20para%20servi%C3%A7os%20UE%20-%201%C2%AA%20Edi%C3%A7%C3%A3o%20%281%29.pdf

 

LEGISLAÇÃO:

Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Documento com foto.

Cartão SUS do paciente.

 

TAXAS COBRADAS:

Não há.

 

PRÉ-REQUISITOS PARA ATENDIMENTO:

Não há.

 

LOCAIS E FORMAS PARA O USUÁRIO APRESENTAR EVENTUAL MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

 

Através da Ouvidoria SUS:

1) Presencialmente: na Rua Íris, 300, Gopoúva, Guarulhos/SP

2) Pelo telefone: 0800 772 2986

3) Pela internet através de http://ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/Portal.do

 

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO SOLICITADO E DE EVENTUAL MANIFESTAÇÃO:

 

O paciente ou responsável legal, conforme previsto em lei, pode solicitar informações referentes ao seu atendimento ao profissional de saúde que estiver realizando seu atendimento, como também procurar o serviço social da unidade de saúde. Destaca-se que são respeitadas as informações dos pacientes de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, quanto ao fornecimento de informações, imagens, filmagem, etc.

 

O prontuário é do paciente e se o mesmo for incapaz, é do responsável legal. Portanto este tem o direito de solicitar vista ao prontuário, como também cópia do mesmo, sendo necessário respeitar o protocolo de cada unidade quanto ao prazo para entrega.