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Acompanhamento, Fiscalização e Controle de Ocupações Irregulares – DACOI
O que é?
Promove o serviço de fiscalização preventiva, visando coibir novas ocupações irregulares que se multiplicam em áreas públicas, áreas de risco, áreas de proteção ambiental, além de ocupações em áreas particulares, onde exerce a interlocução entre proprietários e eventuais ocupantes. O trabalho se realiza em parceria com as Secretarias de Habitação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Segurança Pública/Guarda Civil Municipal, Administrações Regionais e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
Quando é necessário?
Toda vez que houver ações de esbulho e/ou turbação possessória de áreas públicas irregularmente ocupadas, bem como nas áreas de proteção ambiental, áreas de risco e interlocuções em áreas particulares.
Formas de recebimento de denúncias:
- pelo whatsapp (11) 98440-3678, devendo ser informado: endereço do local, fotos e o que está acontecendo;
Formas de atendimento:
- pelo telefone (11) 2453-6810
- pessoalmente, com agendamento pelo telefone (11) 2453-6810, na sede do Dacoi (atendimento individualizado e/ou comissão de moradores)
- Presencialmente:
Em data e horário agendados por meio do site https://facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br/, ou através do telefone (11) 2475-8650, em qualquer unidade da Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, por meio de instauração de Processo Administrativo, instruído com os documentos necessários.
- Por meio eletrônico:
Com o envio dos documentos necessários através do sistema “Fácil Digital”. O acesso é simples, e poderá ser realizado conforme as instruções a seguir:
1) Acesse o Link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br;
2) Na página de serviços on-line, desça a barra de rolagem e clique no ícone “FÁCIL DIGITAL”;
3) Caso não possua cadastro, clique no botão “CADASTRE-SE”;
4) Preencha os campos “NOME”, “CPF/CNPJ”, “E-MAIL”, “TELEFONE”, “USUÁRIO” (somente letras minúsculas e sem caractere especial), “SENHA” e “CONFIRME A SENHA”. Note que a senha a ser cadastrada deve conter oito caracteres, sendo composta por letras e números;
5) Após efetuar o cadastro, o sistema retorna para a tela de acesso, onde o interessado deverá informar o “USUÁRIO” e a “SENHA” cadastrados;
6) Ao acessar o sistema, clique no botão “Nova Solicitação” para realizar o seu pedido;
7) Na tela seguinte, preencha os campos “ASSUNTO DA SOLICITAÇÃO”, “DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO”, “INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA / MOBILIÁRIA / NÚMERO DE CADASTRO” (se houver);
8) Faça o upload dos arquivos que necessita encaminhar para análise, clicando no botão “ANEXAR DOCUMENTO”;
9) Selecione a opção "Declaro estar ciente dos prazos a serem cumpridos de acordo com as legislações vigentes", e na sequência, confirme o e-mail cadastrado em sistema no campo “FAVOR CONFIRMAR E-MAIL”;
10) Conclua a sua solicitação, clicando no botão “CONCLUIR”.
IMPORTANTE: O acompanhamento de sua solicitação deverá ser realizado através do próprio sistema “FÁCIL DIGITAL”, clicando no ícone da lupa, localizado à esquerda no número da solicitação.
Prazo de Execução:
O atendimento da demanda segue sempre o quanto determinado na legislação, bem como leva-se em conta o respeito e o direito do cidadão à informação e resposta de seus pleitos.
Legislação:
Lei nº 7.550/2017 de 19 de abril de 2017, artigo 59-A.
Documentos Necessários:
- Pelo whatsapp (11) 98440-3678: fotos do local e localização precisa;
- Requerimento instaurado nas agências do Fácil, contendo os elementos mínimos para identificação da área objeto da ocupação e a ocorrência.
Informações complementares:
Serviços desempenhados:
· Recebimento de denúncia;
· Vistoria das áreas denunciadas;
· Notificação dos ocupantes irregulares, seja para paralisação de obra ou para desocupação da área;
· Levantamento da situação e titularidade da área;
· Dimensionamento de eventuais débitos tributários;
· Expedição de ofícios com requerimento de informações para prestadoras de serviços da administração e concessionários de serviços públicos
· Reunião para esclarecimentos e orientações pertinentes;
· Avaliação sobre o deferimento de pedido de prorrogação de prazo;
· Atendimento social para orientação e encaminhamento das famílias para os serviços afetos aos programas sociais;
· Atendimento aos cidadãos para esclarecimento do processo de desocupação de áreas ocupadas irregularmente;
· Ações de conscientização e prevenção a ocupações irregulares em áreas públicas e particulares, de risco e de preservação ambiental, com a realização de fóruns, palestras e debates;
· Mediação entre ocupantes e proprietários de áreas particulares, em ações de reintegração de posse, com vistas a minimizar os impactos sociais de uma remoção forçada;
· Articulação com os órgãos e secretarias para definição de encaminhamento das famílias e da área desocupada com possíveis projetos de revitalização;
· Articulação e providências para a ação de desfazimento da ocupação; e
· Instauração de procedimentos administrativos.
Taxas Cobradas:
Isento.
Pré-Requisitos:
Todas as informações já constantes nos itens anteriores.
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