Certidão de anterioridade de loteamento

 

Descrição do Serviço:

 

A certidão de anterioridade de loteamento tem a finalidade de declarar a implantação de parcelamento do solo anterior a 1979.

 

Requisitos:

 

Qualquer pessoa poderá solicitar a Certidão de Anterioridade.

 

Documentos Necessários:

 

Documentos que tragam informações sobre a localização da área, ou número de processo administrativo, se houver.

 

Forma de Solicitação:

 

- Presencialmente:

Em data e horário agendados por meio do site https://facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br/, ou através do telefone (11) 2475-8650, em qualquer unidade da Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, por meio de instauração de Processo Administrativo, instruído com os documentos necessários.

 

- Por meio eletrônico:

Com o envio dos documentos necessários através do sistema “Fácil Digital”. O acesso é simples, e poderá ser realizado conforme as instruções a seguir:

1)      Acesse o Link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br;

2)      Na página de serviços on-line, desça a barra de rolagem e clique no ícone “FÁCIL DIGITAL”;

3)      Caso não possua cadastro, clique no botão “CADASTRE-SE”;

4)      Preencha os campos “NOME”, “CPF/CNPJ”, “E-MAIL”, “TELEFONE”, “USUÁRIO” (somente letras minúsculas e sem caractere especial), “SENHA” e “CONFIRME A SENHA”. Note que a senha a ser cadastrada deve conter oito caracteres, sendo composta por letras e números;

5)      Após efetuar o cadastro, o sistema retorna para a tela de acesso, onde o interessado deverá informar o “USUÁRIO” e a “SENHA” cadastrados;

6)       Ao acessar o sistema, clique no botão “Nova Solicitação” para realizar o seu pedido;

7)      Na tela seguinte, preencha os campos “ASSUNTO DA SOLICITAÇÃO”, “DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO”, “INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA / MOBILIÁRIA / NÚMERO DE CADASTRO” (se houver);

8)      Faça o upload dos arquivos que necessita encaminhar para análise, clicando no botão “ANEXAR DOCUMENTO”;

9)      Selecione a opção "Declaro estar ciente dos prazos a serem cumpridos de acordo com as legislações vigentes", e na sequência, confirme o e-mail cadastrado em sistema no campo “FAVOR CONFIRMAR E-MAIL”;

10)   Conclua a sua solicitação, clicando no botão “CONCLUIR”.

IMPORTANTE: O acompanhamento de sua solicitação deverá ser realizado através do próprio sistema “FÁCIL DIGITAL”, clicando no ícone da lupa, localizado à esquerda no número da solicitação.

 

Informações Necessárias:

 

Caso sejam necessárias outras informações ou para tirar dúvidas sugerimos o contato telefônico através do 2088-5608.

 

Etapas do Procedimento:

 

Após requerimento realizado no Fácil, o mesmo é encaminhado à Secretaria de Habitação que fará a análise dos documentos existentes e solicitará informações complementares ao requerente ou a outros órgãos da Municipalidade. Comprovada a implantação do parcelamento do solo anterior à 1979, a Certidão é emitida e encaminhada ao Fácil para recolhimento de eventuais taxas e entrega da Certidão ao requerente em 30 dias.