CERTIDÃO DE INÍCIO E TÉRMINO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS EM ÁREA PÚBLICA (FEIRANTE, AMBULANTE, BANCA DE CONVENIÊNCIA E TRAILER/VEÍCULO APROPRIADO/REBOQUE)

 

O que é?

É o documento expedido através de certidão constando a data de abertura, encerramento, nº da Matrícula/ Inscrição, nome da pessoa/ empresa ou constando a não existência de Matrícula/ Inscrição. Exemplos de Veículos Apropriados: Automotor, Food Truck, TRAILER/VEÍCULO APROPRIADO/REBOQUE, Reboque, Semi-reboque e suas combinações em área pública.

 

Quando é necessário?

Quando o contribuinte desejar comprovar o exercício da atividade, geralmente para fins de aposentadoria.

 

Forma de atendimento:

Escolha uma das possibilidades abaixo:

 

- Presencialmente:

Em data e horário agendados por meio do site https://facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br/, ou através do telefone (11) 2475-8650, em qualquer unidade da Rede Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, por meio de instauração de Processo Administrativo, instruído com os documentos necessários.

 

- Por meio eletrônico:

Com o envio dos documentos necessários através do sistema “Fácil Digital”. O acesso é simples, e poderá ser realizado conforme as instruções a seguir:

1)      Acesse o Link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br;

2)      Na página de serviços on-line, desça a barra de rolagem e clique no ícone “FÁCIL DIGITAL”;

3)      Caso não possua cadastro, clique no botão “CADASTRE-SE”;

4)      Preencha os campos “NOME”, “CPF/CNPJ”, “E-MAIL”, “TELEFONE”, “USUÁRIO” (somente letras minúsculas e sem caractere especial), “SENHA” e “CONFIRME A SENHA”. Note que a senha a ser cadastrada deve conter oito caracteres, sendo composta por letras e números;

5)      Após efetuar o cadastro, o sistema retorna para a tela de acesso, onde o interessado deverá informar o “USUÁRIO” e a “SENHA” cadastrados;

6)       Ao acessar o sistema, clique no botão “Nova Solicitação” para realizar o seu pedido;

7)      Na tela seguinte, preencha os campos “ASSUNTO DA SOLICITAÇÃO”, “DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO”, “INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA / MOBILIÁRIA / NÚMERO DE CADASTRO” (se houver);

8)      Faça o upload dos arquivos que necessita encaminhar para análise, clicando no botão “ANEXAR DOCUMENTO”;

9)      Selecione a opção "Declaro estar ciente dos prazos a serem cumpridos de acordo com as legislações vigentes", e na sequência, confirme o e-mail cadastrado em sistema no campo “FAVOR CONFIRMAR E-MAIL”;

10)   Conclua a sua solicitação, clicando no botão “CONCLUIR”.

IMPORTANTE: O acompanhamento de sua solicitação deverá ser realizado através do próprio sistema “FÁCIL DIGITAL”, clicando no ícone da lupa, localizado à esquerda no número da solicitação.

 

Prazo de Execução:

20 dias.

 

Legislação:

Decreto Municipal nº 25345/2008 (Normas Processuais)

 

Documentos Necessários:

Requerimento Padrão

RG e CPF (cópia)

Número da matrícula/licença (cópia)

 

Informações complementares:

A taxa quitada será solicitada através de comunique-se após avaliação da área responsável, desde que existam dados para expedir a Certidão solicitada.

A Certidão somente será emitida para o Permissionário / Titular da Licença a título precário, da atividade econômica pleiteada.

 

Taxas Cobradas:

 

Descrição

Unidade

UFG

R$

Taxa de Certidão para início e término de atividade

Única

21,6664

R$ 89,92