O que é?

 

Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

 

Oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situaçõesde violência.

 

 

Quando é necessário?

 

Situações em que jovens, adultos, idosos e famílias utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

 

 

Formas de Atendimento:

 

Através dos encaminhamentos:

 

  • do Serviço Especializado em Abordagem Social;
  • de outros serviços socioassistenciais;
  • das demais políticas públicas setoriais e dos demais órgãos do  Sistema de Garantia de Direitos; e, demanda espontânea.

 

Local: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

 

CENTRO POP I

Rua Salvador Gorgone, 3 – Vila Progresso

Fone: 2087-4250 – email: gopouvacentropop@gmail.com

 

 

Período de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

 

Informações complementares:

 

  1. Prioridade de Atendimento: por se tratarem de situações de violações de direitos, seguem a legislação pertinente: crianças e adolescentes (prioridade absoluta), gestantes, nutrizes, pessoas com deficiência e idosos (prioridade para pessoas acima de 80 anos)

  1. Prazo máximo para a prestação do serviço: por se tratarem de situações de violação de direitos, não há tempo preestabelecido para o respectivo acompanhamento, tendo como objetivo a superação da situação vivenciada e inserção nos demais serviços de política públicas setorias, de acordo com a demanda apresentada pelo núcleo familiar.

  1. Locais e formas para o usuário apresentar manifestações sobre a prestação de Serviço:

  1. Mecanismos de comunicação com os usuários: diretamente nas unidades, via fone, articulação com os serviços do território, correspondência eletrônica ou presencialmente naresidência.

  1. Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários: diretamente nas unidades, via fone, articulação com os serviços do território, correspondência eletrônica ou presencialmente na residência.

  1. Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação: diretamente nas unidades, via fone, articulação com os serviços do território, correspondência eletrônica ou presencialmente na residência.

 

Obs. A manutenção do responsável pelas informações como o ocupante da função de Chefe de Divisão Técnica da Proteção Social Especial de Média Complexidade, sendo no momento, a servidora Gislene Rebouças da Costa, CF 31943, Fone: 2087-7400