A Proteção Social Básica Tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias,étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
A Proteção Social Básica tem como porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS

 

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

 

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

 

Quando é necessário?

 

• Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS, em especial:

• Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;

• Famílias que atendem os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas;

• Famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros;

• Pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de vulnerabilidade e risco social.

 

Forma de atendimento:

 

Execução direta:

 

• Por procura espontânea;

• Por busca ativa;

• Por encaminhamento da rede sócio assistencial;

• Por encaminhamento das demais políticas públicas

 

Unidades de atendimento do PAIF, execução direta.

 

O CRAS é uma unidade de proteção social básica, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

 

CRAS I – ACÁCIO

Endereço: Rua Maria Luiza Pericó, 177 - Jd. Acácio
Telefone:  2304-7564

 

CRAS II – CENTRO

Endereço: Rua Santana do Jacaré,84 - Bom Clima
telefone: 2087-4251/ 2087-4252

 

CRAS III – ITAPEGICA

Endereço: Alameda Tutoia, 534 - Gopoúva
Telefone: 2421-0656

 

CRAS IV – CUMBICA

Endereço: Rua Santo Antônio do Ingá, 723 - Jd. Cumbica
Telefone: 2229-5812 / 2411-1317

 

CRAS V – MARCOS FREIRE

Endereço: Estrada Capão Bonito, 53 - Conj. Hab. Marcos Freire
Telefone: 2484-0809

 

CRAS VI – PONTE ALTA

Endereço: Av. Paschoal Thomeu, S/Nº - Bonsucesso (CEU Bonsucesso)
Telefone: 2438-1507

 

CRAS VII – PRESIDENTE DUTRA

Endereço: Nova Guataporanga, 385 - Cidade Jardim Cumbica
Telefone: 2433-2882

 

CRAS VIII – SANTOS DUMONT

Endereço: Rua Adalberto Bellini, 214 - Jd. Bananal
Telefone: 2467-3315

 

CRAS IX – SÃO JOÃO

Endereço: Rua Marcial Lourenço Seródio, 644 -  Jd. São João
Telefone: 2467-2535

 

CRAS X – NOVA CIDADE

Endereço: Rua Itália, 13 - Pq. das Nações
Telefone: 2304-6304 / 2484-2813

 

CRAS XI – CENTENÁRIO

Endereço: Rua Centenário, 367 - Jd. Centenário
Telefone: 2408-4518 / 2414-4157

 

CRAS XII – SITIO DOS MORROS

Endereço: Rua Samuel Libório de Ávila, 476 - Jd. Adriana
Telefone: 2455-9115 / 2441-0239

Informações complementares:

São ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

•Atendimento Particularizado;

•Atendimento Coletivo;

•Acolhida;

•Acolhida Particularizada;

•Acolhida Coletiva;

•Ações Particularizadas;

•Oficinas com famílias;

•Oficinas Informativas;

•Ações Comunitárias;

•Encaminhamentos;

•Acompanhamento Familiar;

•Acompanhamento Particularizado;

•Acompanhamento de Grupos de Famílias;

•Acompanhamento Coletivo;

•Encontro Inicial para inserção no acompanhamento PAIF;

•Plano de Acompanhamento Familiar;

•Intervenções em ações particularizadas;

•Inserção em Ações do PAIF;

•Mediações Periódicas da Família com o Profissional;

•Avaliação do Processo de Acompanhamento;

Neste serviço, os usuários poderão ter acesso a:

•Inclusão/atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Auxílio Brasil, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso, Casa Verde Amarela, Carteira do Idoso, Isenção para taxa de concurso público entre outros);

•Programas de Transferência de Renda (Auxílio Brasil, Renda Cidadã, Ação Jovem);

•Benefício assistencial – BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada – idoso/pessoa com deficiência);

•Emissão da Carteira do Idoso para desconto de 50% em passagens de viagens interestaduais (ônibus, trem e barco);

•Acompanhamento do beneficiário do Programa Auxílio Brasil em descumprimento das condicionalidades;

•Solicitação de avaliação e encaminhamento para acesso às vagas de serviços públicos desenvolvido pelas OSC’s – Organizações da Sociedade Civil, conveniadas com a PMG.

•Inserção no SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

•Realização de ações comunitárias em parceria com a Gestão do Cadúnico;

•Realização de ações centralizadas, com mobilização dos beneficiários de programas sociais para entrega de cartões/carteiras;

•Recâmbio;

°2ª via certidão nascimento e casamento;

•Encaminhamento para a rede de serviços socioassistenciais;

•Atendimento com técnico de nível superior.