Descrição do Serviço

 

Acolhimento provisório 24 horas com estrutura para acolher com privacidade, pessoas adultas do sexo masculino, de 18 a 59 anos em situação de rua, decorrente de abandono, migração, ausência de residência, pessoas em trânsito e sem condições de autossustento , em regime de proteção integral em ambiente social adequado favorecendo os resgates dos vínculos familiares e comunitários, respeitando as questões de gênero, idade, religião, etnia, raça e orientação sexual. As pessoas deverão possuir capacidade independente para seu autocuidado.

 

Considera-se população em situação de rua: “O grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”, conforme Decreto nº 7053/2009, que institui a Política Nacional para a população em situação de Rua.

O serviço oferta atendimento técnico com profissionais de Serviço Social e Psicologia, sendo atendimento individual e grupal; estudo diagnóstico pós acolhimento para elaboração do PIA (Plano Individual de Atendimento), articulação e encaminhamento à rede de serviços socioassistencial e a outros serviços intersetoriais para um trabalho multi e interdisciplinar no cuidado integrado aos conviventes, objetivando:

  • Elaboração de um novo projeto de vida;
  • Fortalecimento da autoestima;
  • Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
  • Acesso a benefícios previdenciários e sociais;
  • Desenvolvimento de suas potencialidades;
  • Inserção e/ou reinserção no mercado de trabalho;
  • Referenciamento nos serviços da rede socioassistencial, entre outros;

Requisitos

 

População com identidade de gênero masculino (cisgênero e transgênero), com idade igual ou superior a 18 anos até 59 anos, que esteja em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

Documentos

 

Não é necessário apresentação de documentos pessoais.

Formas e informações necessárias para acessar o serviço

 

Demandas encaminhadas pelos Centro Pop, Sepop Rua, Abordagem Social, Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrate, CRAS, CREAS, rede de serviços socioassistenciais, demais políticas públicas ou órgãos de garantia de direitos.

Para acessar o Serviço a vaga deverá ser liberada pela Central de Vagas da SDAS, portanto, as solicitações de vagas devem ser solicitadas à SDAS. No caso de demanda espontânea, a pessoa deverá procurar o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, pois as unidades não são porta aberta, ou seja, não recebem as pessoas sem autorização da SDAS (Central de Vagas).

Etapas para o processamento do serviço

 

Acolhimento, preenchimento de dados, escuta, identificação da demanda (visitas e entrevistas psicossociais, articulações intersetoriais), elaboração do plano individual de atendimento, de relatórios, de prontuários, acompanhamento e desligamento.

 

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço

 

Preferencialmente o acompanhamento será por 6 (seis) meses, prorrogáveis de acordo com avaliação da equipe técnica, podendo ocorrer em caráter de pernoite para pessoas em trânsito.

Forma de prestação do serviço

 

A Instituição poderá ser mantida por órgãos governamentais e não governamentais.

O atendimento é ofertado 24 horas ininterruptas com leito, banho, produtos de higiene, 5 refeições diárias, espaço para guarda de pertences;

Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre prestação do serviço

 

Após seu acolhimento, o convivente poderá se manifestar sobre a prestação de serviço na própria unidade através de atendimento individual e ou grupal com a equipe técnica, na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, bem como participação em movimentos, fóruns, grupos gestores e organizações de seu interesse.

Prioridade de Atendimento

 

É destinado para pessoas adultas, do sexo masculino, que estejam em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento, com idade igual ou superior a 18 anos até 59 anos. Em caso de número reduzido de vagas disponíveis são priorizados os idosos, pessoa com deficiência, com mobilidade reduzida e com problemas de saúde.

Previsão de tempo de espera para atendimento

 

Atendimento imediato, respeitando a disponibilidade de vaga

Mecanismos de comunicação com os usuários

 

Após acolhimento, comunicação direta com a equipe, através de atendimento individual ou grupal.

Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários

 

Comunicação direta, através de atendimento individual ou grupal.

Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação

 

Comunicação direta, através de atendimento individual ou grupal, o convivente se houver interesse poderá fazer também consulta de seu prontuário individual, sempre acompanhado pela equipe técnica da unidade.

Locais de atendimento:

Após a liberação da vaga por parte da Central de Vagas da SDAS, serão direcionados para os seguintes endereços:

    • Unidade Bambi: Rua Gerânio, 355 Parque Residencial Bambi – fone: 2279-9982

(100 vagas – execução indireta pela OSC – Organização da Sociedade Civil Núcleo Batuíra Serviço de Promoção da Família);

    • Unidade Centro: Rua Francisco de Paula Santana, 44 Centro – 3428-3224

(100 vagas – execução indireta pela OSC – Organização da Sociedade Civil Núcleo Batuíra Serviço de Promoção da Família