Campanha Gestos Simples que Transformam

 

A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar nossa destruição e a da diversidade da vida.
São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. (Carta da Terra, 1987)

 

Que mundo queremos deixar para as gerações futuras? Qual o impacto da presença humana no planeta terra? Essas e outras perguntas fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, de acordo com o art. 225, caput, da Constituição Federal de 1988: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Como realizar essa tarefa? Quando se fala em preservação do Meio Ambiente é muito comum pensar que isso é coisa de ambientalistas de ONG´s renomadas como o Greenpace, quando na verdade todos nós podemos fazer a nossa parte.

 

“Educação Ambiental é um processo que envolve um vigoroso esforço de recuperação de realidades e que garante um compromisso com o futuro.
Uma ação entre missionária utópica destinada a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados.
Trata-se de um novo ideário comportamental, tanto no âmbito individual quanto coletivo”. (Aziz Ab’ Saber)

 

O próprio termo sustentabilidade é utópico e sua busca é eterna e como bem colocou Galeano: “a utopia serve para nos fazer caminhar”. Atitudes individuais são tão importantes quanto às coletivas ou políticas públicas, ou como dizem “do local para o global”, essa expressão nos trás a dimensão de que tudo no planeta terra é articulado, interligado e interdependente.

É nesse contexto que nasce a importância das ações de Educação Ambiental, uma abordagem transversal, permanente e comprometida com mudanças de valores, comportamentos e atitudes enraizadas em nossa sociedade.

 

“Nas escolas seguimos transmitindo às crianças uma visão do planeta como fonte inesgotável de onde os humanos podem extrair indefinidamente;
e de natureza como simples matéria prima morta para a produção de mercadorias.” (Tiriba, 2010)

 

A campanha “Gestos simples que transformam” tem por objetivo mostrar que pequenos hábitos em nosso cotidiano fazem, sim, grande diferença nessa  casa que chamamos de Planeta Terra.

 

Faça parte desse movimento também!

 

Os 5 R's


 

Você sabe o que é lixo? Você sabe a diferença entre resíduo e rejeito?

Lixo é uma mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo e rejeitos são substâncias, sólidas ou não, que não tem mais utilidade ou possibilidade de reaproveitamento.

Segundo a Política Nacional de Resíduos sólidos 31,9% do volume que chega aos aterros é de materiais que poderiam ser reciclados. Quando separamos os materiais e o enviamos para as empresas recicladoras garantimos uma durabilidade maior dos aterros sanitários.

Reciclar é apenas uma parte da solução, nesse sentido o  QSN – Quadro de Saberes Necessários nos mostra a importância de se conhecer o conceito dos 5R´s  (Reciclar, Reutilizar, Reduzir, Recusar e Repensar) para preservação do meio ambiente e diminuição do impacto ambiental, pois é sabido que a reciclagem vai reduzir, em parte, a crise, mas não vai eliminá-la, por isso é tão importante discutir os outros R´s.

Diante de tal contexto, entendemos que os 5 R´s  devam fazer  parte de um processo educativo que tenha por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano. É de suma importância promover ações que levem as pessoas a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício.

Enviar os materiais para os locais corretos é importante porque:

  • Diminui a exploração de recursos naturais;
  • Reduz o consumo de energia;
  • Diminui a poluição do solo, da água e do ar;
  • Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
  • Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
  • Suscita reflexão sobre consumo, consumismo e nossa responsabilidade no cuidado com o meio ambiente;
  • Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
  • Diminui o desperdício;
  • Diminui os gastos com a limpeza urbana;
  • Cria a oportunidade de fortalecer organizações comunitárias;
  • Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

 

Você Sabia?

  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.
  • O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.
  • Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
  • Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.
  • O vidro pode ser infinitamente reciclado.

 

Saiba mais:

Ministério do Meio Ambiente
Lixo Zero Guarulhos

Prefeitura de Guarulhos
APP Jogue limpo - SABESP

 

Poupe Água; Esbanje Sabedoria!


 

Você sabia que dependendo dos produtos que escolhemos também estamos economizando água? Você sabe o que é Água Virtual?

Água virtual é a quantidade de líquido gasto para produzir um bem, produto ou serviço. Para produzir um quilo de carne é necessário cerca de 13.500 a 20.700 litros de água!

 

Saiba mais:

Sabesp
SAAE Guarulhos

Projeto Somos água SABESP
APP Caça Fraude SABESP
APP Rede Certa SABESP

 

 

Desligue o Estabilizador e Aparelhos Eletrônicos


 

Segundo o Instituto Akatu, todos os aparelhos em stand-by  podem representar 12% do consumo de uma casa,  mudança de hábitos preservam os recursos do planeta e diminuem o valor da conta de energia elétrica.

A SECEL, por meio da Divisão Técnica de Educação  Ambiental matem uma parceria com o Programa EDP Bandeirantes – “Boa Energia nas Escolas” que tem por objetivo levar essa importante discussão para as escolas.

 

Saiba mais:

Boa Energia nas Escolas

 

 

Lembre-se que os Resíduos devem estar Limpos e Secos


 

Você sabia que o  Programa “Nossa Escola Recicla” existe em nossa rede desde 2004? Há 13 anos o programa promove a ampliação das reflexões e discussões a respeito da geração e destinação de resíduos produzidos por toda Rede Municipal de Educação; auxílio no gerenciamento dos resíduos gerados nas unidades escolares; economia de custos dos serviços de coleta, além de colaborar com a racionalização do consumo de energia nos processos industriais e na redução de toneladas de resíduos no aterro sanitário, fazendo com que esse possa atender por mais tempo as demandas da cidade.

Outro ponto chave do programa é a questão da inclusão social, uma vez que promove geração de trabalho, renda e valorização dos catadores que recebem os materiais.

 

Saiba mais:

Leis de Guarulhos
Programa Municipal de Educação Ambiental para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos
Lixo Zero

 

 

Tenha uma Grande Ideia: Apague a Luz!


 

Confira algumas dicas que podem contribuir no combate ao desperdício da energia elétrica em casa ou no trabalho. Lembre-se que gestos simples transformam.

 Iluminação

  • Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem janelas, cortinas e persianas;
  • Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados ou, se possível, instale um sensor de presença;
  • Teto e paredes internas pintados com cores claras refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial;
  • As lâmpadas fluorescentes são mais eficientes que as lâmpadas incandescentes;
  • Lâmpadas de LED são mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes.

 

Computador

  • Sempre que você der uma pausa no seu trabalho, desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.
  • Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador;
  • Não deixe monitor, impressora, caixa de som, estabilizador e outros acessórios do computador ligados sem necessidade.

 

Ar condicionado

  • Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;
  • Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar condicionado estiver funcionando;
  • Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas ou colocando insufilme nos vidros;
  • Não tape a saída de ar do aparelho e mantenha os filtros limpos;
  • Proteja a parte externa do ar condicionado da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

 

Saiba mais:

EDP Bandeirante

 

 

Adote uma Caneca


 

Você sabia que todo copo descartável utiliza matéria prima extrativa e não sustentável que provém do petróleo? E que esta é uma fonte não renovável que implica grande impacto ambiental em sua extração? O uso por apenas uma vez de um copo de plástico, como hábito geral, seguido de seu descarte, é altamente danoso ao meio ambiente, sem falar na própria produção de plásticos, que gera resíduos tóxicos.

 

Saiba mais:

Que tal um cafezinho?

 

Referências:

AB’SABER, Aziz Nacib. “Educação Ambiental” In: SORRENTINO, Marcus, (org.).Caderno do III Fórum de Educação Ambiental. São Paulo: Gaia, 1995, pp. 15-16.
_____. “(Re) Conceituando Educação Ambiental”. In: CRESPO, Samira & LEITÃO, Pedro. Projeto: O que pensa o brasileiro da ecologia. Rio de Janeiro: MAST/CNPq, 1991.Constituição Federal, 1988. Carta da Terra, 1987.
GALEANO, Eduardo. “O livro dos abraços”, tradução de Eric Nepomuceno. - 9. ed. - Porto. Alegre: L&PM, 2002.
TIRIBA, Léa. “Crianças da Natureza”, portal do MEC, 2010.

 

Divisão Técnica de Educação Ambiental
Divisão Técnica de Publicações Educacionais