Saúde marca presença na Semana do Idoso com ações no Bosque Maia

Terça, 24 de Setembro de 2019 - 15:21

Nesta quinta-feira (26) a programação da 21ª Semana da Pessoa Idosa – uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – ficará por conta da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Saúde. Das 8h30 às 12h, dez educadores físicos do Programa Movimenta Saúde, além de assistentes sociais, enfermeiros e demais profissionais da área estarão no Bosque Maia para promover diversas atividades de incentivo ao envelhecimento ativo e saudável. As ações são totalmente gratuitas e abertas a todos os interessados.

As atividades físicas serão desenvolvidas na tenda central do Bosque, com uma aula de matroginástica de boas-vindas às 8h30 (atividades lúdicas de integração entre idosos, acompanhantes e profissionais),dança com bambolê às 9h,dança sênior às 9h30,dança com bambu às 9h45, aula de ritmos às 10h,dança circular às 10h45 e body scan (meditação) às 11h30. Simultaneamente, várias outras ações de promoção à saúde vão acontecer em mais duas tendas que serão instaladas no local.

Na tenda Ursi (Unidades de Referência à Saúde do Idoso Cantareira e São João/Bonsucesso) serão desenvolvidas atividades lúdicas e exercícios para estimular a memória. Já na do Ceresi (Centro de Referência à Saúde do Idoso) as pessoas poderão participar de rodas de conversa sobre direito previdenciário, a importância do recadastramento (prova de vida), receber orientações sobre alimentação no envelhecimento, sobre procurações e curatela, bem como dicas de higiene corporal e para a prevenção de doenças.

No espaço do Ceresi, a população poderá conferir também uma exposição de artesanato produzida pelos idosos que frequentam o serviço, além de participar de uma oficina de pintura. Haverá ainda orientações sobre saúde bucal e entrega de panfletos educativos sobre a importância dos cuidados com a boca.

Para Elisângela Arantes de Souza Siqueira, da Rede de Atenção aos Direitos Humanos da Secretaria de Saúde, o envelhecimento ativo é uma política de saúde eficaz porque, além de promover qualidade de vida aos idosos, quebra paradigmas e preconceitos sobre o processo de envelhecimento. “Nós da Secretaria de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, queremos e trabalhamos para promover um envelhecimento digno para a nossa população", afirma.

Fotos: Divulgação/PMG