Saúde implanta protocolo para as equipes do Consultório na Rua do SUS

Sexta, 28 de Fevereiro de 2020 - 16:45

Depois de ampliar a atuação do Consultório na Rua do SUS (CnaR) em Guarulhos com a criação de mais uma equipe, a Secretaria de Saúde  agora implanta o protocolo municipal do CnaR. Com 35 páginas, o documento norteia e organiza o funcionamento deste serviço para qualificar a assistência prestada, combater o preconceito e garantir o acesso das pessoas em situação de rua ao sistema público de saúde com dignidade e humanização.

Criado no município em 2010 para atender pessoas em condições de extrema vulnerabilidade, o Consultório na Rua do SUS tem por objetivo ampliar o acesso e a qualidade da atenção integral à saúde desta população, possibilitando sua inserção efetiva no SUS tendo como porta de entrada preferencial a Atenção Básica. Com isso, promove a equidade para essas pessoas historicamente excluídas, que apresentam maior possibilidade de agravos à saúde e, portanto, representam um desafio na efetivação de política de saúde pública.

A construção do protocolo é fruto de um trabalho conjunto entre os profissionais das equipes do CnaR e suas respectivas gerências, e técnicos regionais da Rede de Atenção aos Direitos Humanos, com a colaboração de várias redes (Programa IST-AIDS e Hepatites Virais, Rede Cegonha, Rede de Atenção Psicossocial e Vigilância Epidemiológica). Também participaram representantes da Pastoral do Povo de Rua e do Conselho Municipal de Saúde.

Composto por cinco capítulos, o protocolo municipal do CnaR traz em seu primeiro tópico as diretrizes de como deve ser o acolhimento das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade nos serviços de saúde, abordando o cuidado integral e integrado, bem como o fortalecimento da assistência para o tratamento de tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais. O segundo trata da importância do trabalho em rede intersetorial e o terceiro, destaca a relevância da participação social e comunitária.

O quarto capítulo define a composição das equipes e  respectivo o território de atuação , bem como as atribuições gerais de cada integrante do CnaR, desde o médico até os demais profissionais do serviço. Por fim, no último tópico está a diretriz de como deverá ser realizada o registro da produção dessas equipes, instrumento de controle que não havia até então.

Atualmente, Guarulhos possui duas equipes do Consultório na Rua do SUS. A equipe  Acolher, lotada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jovaia, tem como área de abrangência as regiões de Saúde Centro e Cantareira. Já a equipe Esperança, lotada na UBS Jurema, tem como área de abrangência as regiões de Saúde São João/Bonsucesso e Pimentas/ Cumbica.

Imagem: Divulgação