Prefeitura realiza ação sobre atendimento à pessoa com deficiência para condutores de transporte público

Sexta, 28 de Junho de 2024 - 15:32

A Prefeitura de Guarulhos promoveu na última quarta-feira (26) uma ação educativa sobre atendimento à pessoa com deficiência para 47 condutores e operacionais da empresa Campo dos Ouros na garagem do estabelecimento, localizada na região dos Pimentas.

Entre os assuntos abordados pela equipe da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão estiveram como conduzir e abordar pessoas com deficiência, tipos de cartões de identificação, cartões de isenção tarifária e também os serviços oferecidos pela pasta, integrante da Secretaria de Direitos Humanos.

"A ação educativa na garagem foi uma verdadeira oportunidade de aprendizado e crescimento para todos os envolvidos. Ao proporcionar um espaço para tirar dúvidas e compartilhar experiências, reforçamos a importância de um atendimento inclusivo e empático. Já a participação de Diego, nosso aluno do projeto Peis, foi especialmente inspiradora, mostrando na prática como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença no dia a dia das pessoas com deficiência”, avaliou a subsecretária Mayara Maia.

Os motoristas foram instruídos tecnicamente sobre os procedimentos de embarque e desembarque e, ao mesmo tempo, aprenderam a realizar um atendimento mais justo e acolhedor, incentivando a empatia e a paciência. “A atividade gerou subsídios de maneira incisiva sobre atendimento inclusivo, sendo uma ponte estratégica para aprofundar e abarcar conhecimentos, promovendo o desenvolvimento do capital intelectual dos colaboradores. São pilares extremamente agregadores para alavancar e potencializar o conhecimento dos colaboradores”, explicou o representante da Campo dos Ouros, o instrutor de treinamento Jair Lima.

A iniciativa contou ainda com a participação voluntária do aluno com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis), Diego Barreto da Silva, que aprecia a área de transportes coletivos. Ele auxiliou os participantes durante uma vivência prática sobre como conduzir com segurança as pessoas com deficiência.

Imagens: Divulgação/PMG