Prefeitura promove seminário de robótica e tecnologias educacionais

Quinta, 20 de Junho de 2024 - 14:17

No dia 13 de junho a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação de Guarulhos promoveu o III Seminário de Robótica e Tecnologias Educacionais de forma descentralizada. O evento teve como objetivo capacitar os profissionais em nível básico para o uso de ferramentas tecnológicas que podem contribuir para o ensino da robótica e da tecnologia nas escolas estaduais e municipais com vistas para os desafios do futuro, possibilitando que os alunos tenham acesso às ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos críticos e inovadores.

Participaram da formação 300 professores e coordenadores pedagógicos das redes estadual e municipal de ensino, designados pela Secretaria de Educação de Guarulhos e pelas Diretorias Norte e Sul da Secretaria Estadual de Educação.

Ao longo do dia, docentes das instituições parceiras da Prefeitura ministraram oficinas e cursos que abordaram temas como scratch, criação de códigos utilizando o VSCode, desenvolvimento de códigos Python, Microbit, energias renováveis, internet das coisas e impressão em três dimensões.

O III Seminário de Robótica e Tecnologias Educacionais contou com a participação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarulhos, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Centro Universitário Eniac, da Universidade Cruzeiro do Sul, da Universidade Guarulhos (UNG), do Instituto Federal de São Paulo – campus Guarulhos e do Senai Guarulhos. Os dois últimos foram as sedes do seminário.

Fotos: Divulgação/PMG