Prefeitura promove experiência impactante para 30 motoristas em simulador de acidente

Terça, 28 de Maio de 2024 - 14:01

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Escola de Mobilidade Urbana, em parceria com a concessionária Ecopistas, realizou nesta segunda-feira (27) na quadra da EPG Siqueira Bueno, no Jardim Vila Galvão, uma experiência única para 30 condutores. Trata-se do Simulador de Impacto, que por meio da realidade virtual permitiu ao usuário vivenciar as consequências causadas por imprudências no trânsito.

Ao entrar no simulador o condutor precisava colocar o cinto de segurança e óculos de realidade virtual que o levava a vivenciar a seguinte situação: um motorista dirigindo por ruas, avenidas e túneis e, ao mesmo tempo, usando o celular acompanhado de um passageiro. A distração causada pelo aparelho teve como consequência uma colisão na traseira de um caminhão. É neste momento que a cadeira do simulador desce a uma velocidade de cinco quilômetros por hora.

“Para quem está utilizando os óculos a cena é impactante, já que leva o usuário para dentro dela. Ele tem a oportunidade de vivenciar o vidro estilhaçado do veículo, o acionamento do airbag, enfim, tudo o que está ao seu redor. Isso tudo a apenas 5 km por hora. Imagine se fosse em alta velocidade. Com certeza a experiência nos leva a refletir sobre a nossa responsabilidade à frente do volante”, disse o diretor de Trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, Hormindo Pereira de Souza Junior, que participou da atividade.

Além do simulador, os condutores participaram de outra experiência com o auxílio dos óculos, que simulava a visão de quem ingeriu bebida alcoólica. Com a vista embaralhada os participantes tiveram que andar por entre cones e no final tinham que acertar uma bolinha em um cesto.

A iniciativa fez parte das ações do munícipio voltadas à campanha do Maio Amarelo e contou com a participação de motoristas de ônibus, de professores da EPG Siqueira Bueno e de condutores em geral.

Palestra

Já na Escola de Mobilidade Urbana, 17 motoristas ligados às empresas de ônibus de Guarulhos participaram da palestra Direção Defensiva Comportamental, que foi conduzida pela educadora de trânsito Maria Luiza Neves. Ela abordou os seguintes temas: velocidade no trânsito, uso de álcool, uso do cinto de segurança, uso do celular ao volante, a importância do uso de equipamentos de retenção infantil, entre outros.

Fotos: Divulgação/PMG