Prefeitura participa da Expo Forças Especiais de Guarulhos

Quarta, 20 de Novembro de 2019 - 13:01

No últimos sábado e domingo, dias 16 e 17, o Internacional Shopping abriu espaço para a Expo Forças Especiais de Guarulhos, com exposição de viaturas e apresentações. A abertura oficial aconteceu com o Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas da Guarda Civil Municipal (GCM), que apresentou o projeto Guard, que visa a fomentar e propagar lições de conscientização e aprendizado de cidadania, prevenção contra o uso de drogas e a prática da violência.

O Guard foi desenvolvido pela Secretaria de Assuntos para Segurança Pública (SASP) e conta com a parceria da Secretaria de Educação, tendo em vista a proposta educativa e preventiva do projeto.

A Inspetoria de Patrulhamento com Cães (Canil) da GCM também promoveu uma demonstração no sábado. O público pôde interagir com alguns dos cães treinados da GCM que trabalham no dia a dia da corporação. Os adestradores mostraram aos presentes como os cães respondem aos comandos básicos e avançados, com e sem guia, além dos mais diferentes tipos de abordagem.Fizeram também simulações de como os cães reagem nas mais diversas situações. A apresentação envolveu o pastor alemão preto Athos,a pastora Akira e os labradores Buck e Jhoe.

A exposição contou ainda com mostra de equipamentos, radiocomunicadores, ônibus e carro dasinspetorias Romu, GTRAN, Ambiental, Sul e Centro da GCM.A Ambiental, por exemplo, apresentou alguns equipamentos para condicionamento e captura de animais em situação de risco, caixas e recipientes específicos para serpentes, saruês, capivaras e pássaros, entre outros animais.
A Expo Forças Especiais contou também com a participação das polícias Militar e Civil.