Prefeitura inaugura serviço de Residência Inclusiva nesta sexta-feira

Quinta, 14 de Fevereiro de 2019 - 17:38

A Prefeitura de Guarulhos inaugura nesta sexta-feira, dia 15, o serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva, em parceria com a organização da sociedade civil, Casa de Maria Maranathá, na região da Vila Carmela. Será a primeira Residência Inclusiva implantada no município para atendimento 24 horas, sete dias por semana, voltada para jovens e adultos (idade entre 18 a 59 anos, ambos os sexos) com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do Benefício da Prestação Continuada (BPC) e que não disponham de condições de autossustentabilidade, nem retaguarda familiar e/ou que estejam em processo de desinstitucionalização de organizações de longa permanência. Os encaminhamentos para o serviço serão realizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS).

A Residência Inclusiva tem capacidade de atendimento para dez pessoas, conforme preconizado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Trata-se de um local adaptado, com estrutura física adequada, localizado em área residencial na comunidade. Dispõe de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

A importância do serviço foi destacada pelo secretário da pasta, Alex Viterale. “Ressalto a importância da implantação e criação do serviço de Residência Inclusiva em Guarulhos, haja vista que é uma deficiência existente no município e uma demanda latente. Certamente o serviço representará melhor qualidade de vida para as pessoas que lá serão atendidas. É mais um avanço do Governo para atender cada vez melhor os munícipes que necessitam deste serviço”, afirmou o gestor.

Entre os objetivos do Residência Inclusiva estão promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência em situação de dependência, na vida comunitária e social; contribuir para a interação e superação de barreiras; contribuir para a construção progressiva da autonomia, com maior independência e protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária. Desta forma, busca romper com a prática do isolamento, e mudar o paradigma de estruturação de serviços de acolhimento para pessoas com deficiência em áreas afastadas ou que não favoreçam o convívio comunitário.

Vale lembrar que, no segundo semestre do ano passado, a SDAS realizou um chamamento público para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para execução indireta de diversos serviços socioassistenciais. A OSC Casa de Maria - Maranathá foi a organização que melhor pontuou nesta modalidade e, portanto, será a responsável pela sua execução.

Serviço:

Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva

Informações: Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social - telefone 2087-7400.