Prefeitura forma 5ª turma do Programa Time do Emprego

Quinta, 28 de Março de 2019 - 17:35

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria do Trabalho, realizou nesta quinta-feira (28) a formatura de 34 alunos do programa Time do Emprego.  Os formandos receberam seus certificados das mãos da secretária do Trabalho, Telma Cardia, e dos professores Vanessa Machado, Jucélia Costa de Souza e Simone Maria Cardoso Norte.  Desde a implantação do programa na cidade, em setembro de 2018, 198 pessoas já foram certificadas.

Para Telma, além de adquirirem qualificação profissional por meio dos diversos cursos oferecidos pela Pasta, é importante que as pessoas saibam também qual é a forma correta de se portar em uma entrevista de emprego e ainda como elaborar o currículo. “O seu currículo é a sua carta de apresentação para a empresa. Se ele for desenvolvido de forma incorreta, com informações incompletas e com a ortografia errada, você já estará desclassificado logo de início. Por isso, ao final de todos as formações profissionalizantes, oferecemos tanto o Time do Emprego, como os cursos preparatórios de português e matemática. É essencial estar preparado para o que o mercado pede dos candidatos”, afirmou.

Bruna da Silva Carvalho, 19 anos, chegou a Guarulhos há apenas quatro meses e está morando na região de Cumbica. Vinda da Bahia e à procura de seu primeiro emprego, a jovem passou recentemente na primeira fase de entrevistas para trabalhar em um supermercado. "Tudo o que eu aprendi no curso foi muito importante para que eu passasse no processo seletivo. Me senti mais confortável e confiante na hora da entrevista, utilizando as técnicas que aprendi aqui sobre como me portar, como me expressar", lembra.

Time do Emprego

O curso oferecido pela Prefeitura em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, é dividido em duas turmas: uma no CIET Pimentas e outra no Adamastor Centro. O programa tem como objetivo orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Os alunos participam de aulas dinâmicas e diferenciadas sobre elaboração de currículo, comportamento em entrevistas, vestuário, expressões, entre outros temas que visam incentivar os participantes a conhecerem suas habilidades e competências, além de estabelecerem metas de trabalho.

Fotos: Sidnei Barros / PMG