Prefeitura de Guarulhos lança sistema para notificar casos de violência contra crianças e adolescentes

Sexta, 17 de Maio de 2024 - 12:14

A Prefeitura de Guarulhos lançou na tarde desta quinta-feira (16), no Teatro Adamastor, o Sistema de Fluxo Integrado para Notificação de Violência contra Crianças e Adolescentes, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Educação que permitirá o alinhamento de informações e acompanhamentos das situações de violência para agilizar e monitorar todos os atendimentos.

O sistema viabilizará um olhar integral dos serviços do Conselho Tutelar, das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Esporte e Cultura e de outros segmentos da Rede de Proteção à Criança e Adolescente da cidade.

No site cidadequeprotege.guarulhos.sp.gov.br é possível notificar a comissão Intersetorial de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, que fará o encaminhamento aos órgãos competentes. Além disso, informações como os tipos de violência, sinais de identificação, ações a serem feitas ao descobrir um caso, entre outros serviços, já estão disponíveis no sistema.

A ação faz parte do Maio Laranja, que destaca especial atenção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, data dedicada a informar e promover debates sobre o tema.

“O abuso, de qualquer forma, contra a criança é uma afronta à família. Criança é um ser imaculado, por isso toda a sociedade tem o dever de combater, aprender sobre tema e fazer sempre o melhor por ela. O compromisso de Guarulhos é com a criança e o adolescente”, comentou o prefeito Guti no evento.

O público participante também teve a oportunidade de conferir palestra ministrada pela escritora Anna Luiza Calixto com o tema Currículo e Autoproteção: O Papel das Escolas na Prevenção à Violência Sexual. “Refletir boas práticas em rede para enfrentar violências é uma das excelentes estratégias nesta causa. O dia de hoje é simbólico, principalmente por causa do sistema que a cidade inaugura, iniciando uma jornada revolucionária, dando protagonismo à criança e a seus direitos, buscando um país mais justo”, comentou Anna Luiza.

Promovida pela Comissão Intersetorial Permanente de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes - Guarulhos Cidade que Protege, em parceria com o programa Saúde na Escola, a campanha Maio Laranja 2024 tem como foco as estatísticas preocupantes do cenário da violência sexual contra crianças e adolescentes. A superação desse quadro exige o envolvimento de toda sociedade e a implementação de políticas públicas que fortaleçam a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/25701