Prefeitura capacita servidores sobre mudanças climáticas

Segunda, 17 de Junho de 2024 - 18:30

Servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Guarulhos participaram nesta segunda-feira (17) do curso Introdução às Mudanças Climáticas, parceria entre a Escola de Administração Pública e a Secretaria de Meio Ambiente.

O curso foi dividido nos módulos "O que são as mudanças climáticas e como afetam nossas vidas", "O aquecimento global e o que pode ser feito", "Estratégias de enfrentamento: mitigação, adaptação e resiliência", "Avaliação do risco climático" e "Vivenciando práticas para enfrentamento às mudanças do clima".

Durante as atividades os servidores percorreram as trilhas do Bosque Maia, onde puderam conhecer o Viveiro Educador, o Orquidário Municipal, a produção de mudas, o telhado verde, o minhocário, a área de compostagem, a captação de águas das chuvas e de energia solar, dentre outras ações para a preservação dos recursos naturais.

Algumas práticas sustentáveis que existem no parque podem ser implantadas em residências ou nos locais de trabalho dos servidores municipais, tendo em vista que pequenas mudanças de hábitos do dia a dia podem contribuir para a diminuição dos impactos das mudanças climáticas.

No encerramento da ação os participantes plantaram dez mudas de jequitibá, árvore que é um patrimônio da Mata Atlântica, para neutralizar as emissões de carbono que ocorreram durante o curso.

Imagens: Divulgação/PMG