Prefeitura capacita condutores do transporte público para atendimento à pessoa com deficiência

Quarta, 24 de Abril de 2024 - 16:04

Na última sexta-feira (19) a Prefeitura de Guarulhos promoveu uma formação sobre o atendimento à pessoa com deficiência para 42 condutores do transporte público da empresa Campo dos Ouros, em sua sede. A iniciativa foi coordenada pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), integrante da Secretaria de Direitos Humanos.

"Capacitar os motoristas sobre como receber, auxiliar e acolher pessoas com deficiência é crucial para garantir que todos tenham acesso a um transporte seguro, digno e inclusivo. Essa atividade não só melhora a qualidade do serviço oferecido, mas assegura o respeito e a integridade de cada passageiro e reforça o compromisso com uma sociedade verdadeiramente acessível para todos”, destacou a subsecretária Mayara Maia.

A importância da formação foi tratada pelo instrutor de treinamento da empresa, Jair Bezerra. “É fundamental a parceria com a subsecretaria, cujo objetivo é ter motoristas bem treinados e preparados para atenderem bem a população. A formação é uma mola propulsora para o atendimento seguro no embarque e desembarque dos passageiros, e essencial também para alavancar o bom atendimento de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, reforçou.

Na oportunidade alguns participantes se voluntariaram em dinâmicas e em uma vivência com olhos vendados, nas mesmas condições de pessoas cegas, para acessarem o ônibus.

A equipe da SAI utilizou informativos e apresentou também aos condutores os Cartões de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e o Fácil Acessível (para deficiências ocultas, não visíveis) para que os condutores possam identificar e reconhecê-los.

A ação contou ainda com a participação do deficiente visual Diego Barreto da Silva, de 19 anos, que é aluno do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis), ministrado pela pasta. Ele deu depoimentos sobre seu aprendizado, práticas diárias e sobre como o motorista pode acolher e transportar pessoas com deficiência com mais segurança.

Imagens: Divulgação/PMG