Prefeitura ampliará em 27% o serviço de fortalecimento de vínculos em 2019

Sexta, 21 de Dezembro de 2018 - 16:45

A partir do ano que vem, com remanejamento e controle das vagas das organizações da Sociedade Civil (OSCS), que prestam o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social passará a atender diretamente 4.200 crianças e adolescentes, além de 2.170 por meio de empresas terceirizadas, totalizando 6.370 vagas, um acréscimo de 27,4%. Com isso, haverá a possibilidade de zerar a fila de espera, já que as vagas serão identificados pelos psicólogos e assistentes sociais da Prefeitura.

Atualmente, a Secretaria, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atende diretamente a 1.500 pessoas, enquanto as organizações da Sociedade Civil (OSCS) são responsáveis por 3.500 atendimentos, totalizando 5.000 pessoas.

A mudança acontece em atendimento a uma decisão Judicial de maio deste ano, que estabeleceu a criação de novos equipamentos, sendo eles um CRAS e um CREAS, com inauguração prevista para  2020, que estão reorganizando o atendimento por meio de execução direta e indireta, ampliando a atenção e diversificando os atendimentos das proteções básica, média e alta complexidade.

Com o reordenamento dos serviços de Assistência Social, o município implementará em 2019 mais de cinco novos serviços, incluindo modalidades voltadas a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. O novo formato de gestão das vagas possibilitará um atendimento mais eficiente e organizado, priorizando sempre os setores da população que apresentam maiores índices de vulnerabilidade social, identificado através do trabalho dos profissionais técnicos da SDAS.