Mais 14 GCMs são formados para auxiliar no patrulhamento de Guarulhos

Sexta, 28 de Junho de 2024 - 18:30

Guarulhos formou mais dois pelotões de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) nesta sexta-feira (28) em solenidade no Paço Municipal. São mais 14 agentes para a própria cidade, que conta atualmente com 816 profissionais na corporação, e cinco para Francisco Morato, que formou neste ano sua primeira turma.

As equipes passaram por sete meses de capacitação teórica e prática em técnicas de policiamento, primeiros socorros, resolução de conflitos, legislação em segurança pública, direitos humanos, entre outros, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Efag).

Até o final do ano mais três pelotões serão formados para compor o patrulhamento preventivo em Guarulhos. “A profissão que escolheram é muito arriscada e complexa, por isso demanda esse duro preparo em nossa escola de formação, que é um sucesso e referência no Estado. A Efag já formou guardas para 13 municípios em disciplinas diversas de segurança e é um dos maiores motivos para sermos eleitos pela segunda vez a cidade com mais de um milhão de habitantes mais segura do país”, comentou o prefeito Guti, referindo-se a uma pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), disponível em https://www.guarulhos.sp.gov.br/article/ipea-confirma-guarulhos-como-ma….

Um dos formandos da manhã desta sexta-feira é Kaique Vitoriano, de 21 anos, guarulhense que conciliou uma longa rotina de estudos entre a formação acadêmica em direito e na Efag para conquistar seu sonho de servir na segurança pública. Apesar dos treinamentos pesados, ele considera a experiência recompensadora e necessária para apresentar um serviço de excelência à população. “É um sentimento único, uma sensação boa. Sinto-me muito honrado por representar a GCM”, comemorou.

Com o curso os agentes exercem o cargo de GCM 3ª classe. Após três anos no cumprimento dessa função o guarda é promovido a 2ª classe e ao longo dos anos poderá evoluir no plano de carreira e chegar às demais graduações, como 1ª classe, classe especial, classe distinta e inspetorias.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/26204