Há 40 anos na mesma UBS, médica atende várias gerações na cidade

Terça, 07 de Maio de 2019 - 17:55

Quem não gostaria de ter um médico de confiança para cuidar de sua família por várias gerações? Pois na rede municipal de Saúde, alguns pacientes têm esse privilégio, como é o caso de Valéria Pereira de Oliveira (52 anos), que era acompanhada pela pediatra Mie Arisawa quando criança. Ela se casou, tornou-se mãe e seguiu a tradição de consultar seus filhos com a médica: Felipe Júnior Pereira de Oliveira, atualmente com 31 anos, e Bárbara Pereira de Oliveira Brito (25). Hoje, é seu neto José Felipe de 11 meses, filho de Bárbara, quem está sob os cuidados da doutora Mie.

“A doutora Mie nasceu para ser pediatra. Exerce a profissão por vocação e com amor. Minha família foi muito auxiliada por essa médica extremamente profissional e atenciosa. Não só eu, minha irmã, meus filhos e neto, mas também meus primos e parentes, todos pacientes dela. A confiança é tanta que uma prima minha, que já nem mora mais em Guarulhos, teve bebê e chegou a trazê-lo há pouco tempo para passar em consulta com ela”, contou Valéria.

Nesta terça-feira (7), a médica completou 40 anos de serviços prestados na mesma Unidade Básica de Saúde: a UBS Jardim Vila Galvão, situada na rua Martin Afonso nº 130 (Jardim Vila Galvão), onde foi recebida com um café da manhã, presenteada com flores pelos colegas de trabalho e cumprimentada por várias famílias da comunidade, entre elas a de Penha Regina de Oliveira, cujos irmãos, filhos, netos e bisneta já receberam os cuidados da pediatra. Uma homenagem simples, que não poderia ser diferente, para uma pessoa que é a própria expressão da simplicidade.

Simplicidade e dedicação

Nascida no Japão em 1950, Mie Arisawa veio para o Brasil com oito anos de idade e foi morar no interior de Pernambuco, cursando Medicina na Universidade Federal do Estado. Concluiu o curso em 1.976 e veio para São Paulo no ano seguinte para fazer residência médica em pediatria, quando passou a residir em uma república dentro do próprio Hospital Luiz Gonzaga, na zona norte da Capital, onde conheceu a amiga Erta Batista Cortez, que se especializou em ginecologia e que, mais tarde seria sua colega de trabalho em Guarulhos.

“Depois de 20 anos de formadas nos encontramos na UBS Jardim Vila Galvão. Falar da amiga Mie é tudo de bom. É trazer de volta a lembrança de uma médica cujo lema é o trabalho, sempre pensando no bem-estar do outro”, disse. Há 31 anos morando no bairro de Mirandópolis, na Capital, a pediatra, que é aposentada desde 2014, se desloca todos os dias de metrô e ônibus para Guarulhos. Ela é a primeira a chegar à UBS, por volta das 6h30.

“A doutora Mie cuidou de meus filhos e hoje dos meus netos. Ela tem um coração enorme e já chegou a comprar leite para as crianças em uma época que minha família enfrentou dificuldades financeiras, contou Cândida Filomena Antonio da Silva. Além de ser a primeira a chegar à UBS, a pediatra só sai da unidade depois de ter atendido todos aqueles que precisarem dela, não se importando se é adulto ou criança.

“Ela me ensinou tudo o que eu sei hoje sobre o relacionamento humano e enquanto profissional de Saúde. Tenho um orgulho muito grande de tê-la como amiga, mestre e médica das minhas duas filhas. É um presente de Deus ter atuado ao lado dessa pessoa com um jeito de fazer medicina que não existe mais”, falou emocionada a cirurgiã dentista Denise Souza Santos, que trabalhou com Mie Arisawa durante 28 anos na UBS e hoje é gerente do Centro de Especialidades Odontológicas Macedo.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira - PMG