Guti fala sobre a transformação digital de Guarulhos em congresso com lideranças público-privadas do país

Sexta, 07 de Junho de 2024 - 19:16

O prefeito de Guarulhos, Guti, discursou nesta sexta-feira (7) sobre estratégias de transformação e modernização digital no Conexidades, um dos principais congressos de lideranças públicas e privadas do Brasil. Sua 7ª edição acontece na cidade de São Sebastião e reúne importantes figuras da educação, segurança, saúde, tecnologia, turismo, infraestrutura, sustentabilidade e cultura para discutir a modernização do Estado de São Paulo.

Os gestores acompanharam o prefeito guarulhense traçar uma linha do tempo sobre o salto tecnológico da Prefeitura a partir de 2017, quando assumiu o cargo e deparou com sistemas analógicos, lentos, onerosos e que dificultavam a comunicação entre pastas e com a população. “Não tínhamos ouvidoria e nem havia controladoria lá em 2016, um absurdo. Como um líder pode ouvir e enxergar o que está acontecendo, saber quais são as suas falhas, sem o munícipe perto?”, questionou Guti.

Após o aprimoramento da Escola de Administração Pública Municipal (Esap) e uma série de cursos de capacitação do servidor sobre ferramentas tecnológicas, foi dado o pontapé inicial nas digitalizações. Um dos primeiros calhamaços de papéis extintos foi a edição impressa do Diário Oficial, que passou a ter seu próprio site e já economizou cerca de R$ 30 milhões dos cofres municipais. Em seguida foi criado o Sistema Integrado de Gestão (SIG) para simplificar o trabalho dos agentes públicos, que enfrentavam dificuldades no armazenamento de informações e na comunicação com fornecedores.

Outro alinhamento moderno apresentado foi a atualização do portal oficial do município, com acessos rápidos e transparentes às notícias, serviços onlines e débitos digitais. Os resultados evitam que o cidadão precise deixar sua rotina e pegar filas em unidades municipais para resolver pendências, realizar matrículas, agendar consultas e sugerir melhorias.

A aparelhagem tecnológica também livrou a Prefeitura dos aluguéis de diversos galpões que armazenavam fileiras de armários com papéis. “Uma cidade como Guarulhos, com mais de 450 anos, imagina o que tem de processo físico, de documentos? E o nosso time conseguiu essa mudança fortíssima. Entregarei oito anos digitalizados, com lisura e correção, que podem ser fiscalizados pela população, ministérios e tribunais facilmente, pois a tecnologia traz transparência”, finalizou o prefeito.

Conexidades

Em busca de soluções colaborativas, o Conexidades é um evento pioneiro na valorização do encontro de parceiros públicos e privados e já recebeu mais de 20 mil pessoas em suas sete edições, incluindo governadores, prefeitos, vereadores, secretários, deputados federais e estaduais, presidentes de associações nacionais, líderes regionais e a sociedade civil.

Fotos: Diego Frois/PMG