Guarulhos promove seminário sobre treinamento de cães

Segunda, 05 de Agosto de 2019 - 14:00

A cidade de Guarulhos irá sediar, na Inspetoria de Patrulhamento com Cães (Canil) da Guarda Civil Municipal (GCM), o VI Seminário de Mantrailing 2019, modalidade de treinamento de faro para busca que parte do instinto de caça dos cães e de sua habilidade natural de trilhar, utilizando o odor característico de cada indivíduo a ser localizado. Esse treinamento é o que torna possível a busca por pessoas desaparecidas.

A atividade, que ocorrerá sábado (10) e domingo (11), das 7h às 18h, contará com a participação de diversos guardas municipais e instituições que utilizam cães no trabalho. O evento contará com simulação de pessoa desaparecida no aeroporto internacional, prova de grande dificuldade para os cães devido à mistura de diversos odores. Também haverá simulação em trilhas intermediárias e avançadas da cidade, tendo como base casos policiais. Nelas, o cão tem que identificar a pessoa procurada através de seus pertences.

Pessoa desaparecida

O mantrailing é essencial na procura por desaparecidos. Prova disso é que a Inspetoria de Patrulhamento com Cães da GCM esteve na tarde da última quinta-feira (1º) na região do Jardim Ponte Alta numa operação de busca por um homem de 44 anos desaparecido após surto psicótico.

As buscas ocorreram no local onde Marcelo Pereira Rocha foi avistado pela última vez, no dia 25 do mês passado. No entanto, ele está desaparecido desde 5 de julho do Parque Santos Dumont, onde mora. O pastor belga de Malinois, Haytham, e a cadela bloodhound Dalila fizeram busca por meio do faro numa área de aproximadamente três quilômetros. Os cães perderam o rastro do homem, que deve ter saído da região por meio de algum transporte motorizado.

Serviço

Qualquer informação do paradeiro de Marcelo pode ser noticiada à Guarda Civil Municipal por meio dos telefones 153 ou (11) 2475-9444.