Guarulhos participa de encontro voltado à mobilidade em São Paulo

Terça, 28 de Maio de 2024 - 17:57

As ações voltadas à segurança viária implementas pela Prefeitura de Guarulhos foram destaque nesta terça-feira (28) do Summit Mobilidade 2024, evento organizado pelo jornal O Estado de S. Paulo que ocorreu na Casa das Caldeiras, na capital paulista. A arquiteta e urbanista do Observatório de Segurança Viária de Guarulhos, Gláucia Varandas, representou a cidade no evento.

Durante o painel “A importância da mobilidade ativa e novas soluções que favoreçam a mobilidade eficiente e sustentável”, Gláucia falou sobe o trabalho do observatório, especialmente a respeito das pesquisas e do levantamento de dados dos modais, além do projeto Ciclista Seguro, os índices de mortalidade no trânsito em Guarulhos, a importância da redução da velocidade com o objetivo de salvar vidas, entre outros assuntos.

Gláucia enfatizou a importância do desenho urbano para alcançar a mudança de comportamento de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “Precisamos debater a redução da velocidade em nossas cidades, não somente com a implantação de redutores ou equipamentos de fiscalização, mas também por meio do desenho viário”, disse.

O Summit Mobilidade 2024 teve como tema “Perspectivas de mobilidade: soluções sustentáveis e eficientes para o futuro das áreas urbanas” e propôs diversos debates sobre o futuro da mobilidade no Brasil.

O evento contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do prefeito da capital, Ricardo Nunes, e do ministro dos Transportes, Renan Filho.

Fotos: Divulgação/PMG